domingo, julho 24, 2011

Marselhesa: um hino de briga

.
Rouget de Lisle canta a Marseillaise na casa do prefeito de Estrasburgo.

A Marselhesa, da França, é considerada por muita gente o hino mais bonito do mundo. A música realmente é uma beleza, mas a letra é uma feroz declaração de guerra. Fala em "estandarte ensanguentado da tirania", diz que os inimigos estão a caminho para "degolar nossos filhos, nossas mulheres". No fim, conclama os franceses: "Às armas, cidadãos! Formai vossos batalhões! Marchemos, marchemos". Faz todo o sentido. O autor, Rouget de Lisle, era oficial do Exército quando a compôs, em 1792. O título original era Canto de Guerra para o Exército do Reno.

Acabou rebatizada e adaptada como hino nacional em 1795, mas o gosto de sangue permaneceu. O curioso é que De Lisle, maçom e republicano, quase foi parar na guilhotina no Período do Terror (1793-1794). Foi salvo por sua canção - ela era tão popular que sua vida foi poupada. Você quer ouvir? Clique aqui.
.

14 comentários:

Unknown disse...

Muitos aplausos a esse Saiba Historia, poucos conhecem tudo isso e com a sua postagem irão conhecer um pouco da Marselhesa.
Ps. Obrigado sempre pela sua presença nos nossos blogs.
Abraço

ELIAS disse...

Caro Professor. Muito boa a sua postagem. Gosto muito de hinos, posto que com eles conhecemos um pouco da cultura, dos valores e do perfil de um povo... Há pouco teci alguns comentários a respeito de diversos hinos, a Marselhesa, inclusive, inspirado pelo hino de uma pequena cidade, lindo e poético, que traduz o verdadeiro espírito da utopia do convívio harmonioso entre as pessoas... O texto chama-se UM HINO E SEUS SÍMBOLOS, e está no meu blog... postagem do mês de junho... ou maio... nao me recordo. Dê uma olhada. http://eliasguara.blogspot.com
Um abraço, ELIAS

Salviano Adão disse...

MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

José Lima Dias Júnior disse...

Olá Professor,

Mesmo sendo criada para estimular, encorajar, os soldados nos combates. a Marselhesa adquiriu grande popularidade durante a Revolução Francesa. Além de servir de símbolo nacional de orgulho do povo francês.

Cordiais saudações,
Prof. Lima Júnior

Valdeir Almeida disse...

Geralmente, os hinos dos países retratam o triunfalismo de determinada época, não é? (não sou conhecedor desse tema). Creio que o Hino da França seguiu essa tendência.

Abraços, professor.

Adinalzir disse...

Prezado Lucidreira
Sempre é bom conhecer um pouco mais sobre a canção revolucionária mais famosa da história. Fico grato com sua visita e comentário. Abraços!

Adinalzir disse...

Meu caro Elias
A Marselhesa tornou-se o hino nacional da França em 1795. Ela sobreviveu aos imperadores Napoleão 1º e 3º, à Restauração, às quatro Repúblicas e a duas guerras mundiais. A Quinta República ancorou A Marselhesa no Artigo 2º da Constituição de 1958 como Hino Nacional. Expressando o orgulho nacional francês, embora franceses modernos tenham uma visão muito crítica do seu texto.
Fico muito grato com sua visita e aguarde que muito em breve estarei lá no seu blog. Abraços!

Adinalzir disse...

Prezado Salviano Adão
Que as religiões e os ideais da Revolução Francesa contribuam cada vez mais para o fortalecimento das relações humanas. Um grande abraço e muito obrigado pela visita!

Adinalzir disse...

Estimado Prof. José Lima Dias Júnior
Estimulando e encorajando, a Marselhesa é um belo exemplo de que melodias e fatos históricos sempre andaram de mãos dadas na História. Um grande abraço e valeu pela visita!

Adinalzir disse...

Prezado Valdeir Almeida
No século 4 a.C, o filósofo grego Platão já anunciava que a música mexe com os sentimentos dos homens. A Marselhesa seguiu essa tendência e contribuiu para animar a multidão que estava insatisfeita com os rumos do Antigo Regime francês.
Um grande abraço, amigo!

Construindo História Hoje disse...

Olá Prof. Adinalzir,
Tudo bem?
Sempre trazendo aos seus leitores excentes dicas.
Cordialmente,
Leandro CHH

Adinalzir disse...

Valeu, Prof. Leandro CHH!
Sua visita e comentários também são sempre muito bem vindos por aqui.
Abraços!

História em Perspectiva disse...

Saudações históricas! Muito legal o seu blog, estou aproveitando das informações e textos...muito obrigado!...

Podemos fazer uma parceria? Pode postar minhas video-aulas no seu blog??? Eu posso divulgar seu blog para a minha lista de seguidores de twitter e facebook...o que acha?

link das video-aulas:

http://youtu.be/99LFeV5jITU
http://youtu.be/fRcoUteG8U8
http://youtu.be/1a9EXrjl9R8

e o endereço do blog é:

http://ensinodehistoriaemperspectiva.blogspot.com

Adinalzir disse...

Prezado André Rodrigues
Será uma honra ser seu parceiro. Em breve estarei postando seus vídeos. Abraços e muito obrigado pela visita!