sábado, novembro 20, 2010

Uma mulher na presidência

.
Mesmo já passada as eleições, trago aqui uma excelente contribuição do Prof. Josimar, do blog Remexendo o Passado. Suas palavras sintetizam tudo o que eu já pensava sobre a Dilma e a política. Agora é só torcer pelo sucesso da primeira mulher, na Presidência do Brasil.

"31 de outubro de 2010, uma data marcada por um grande feito na História do Brasil. Uma mulher foi escolhida democraticamente para comandar o maior país da América do Sul. Dilma Rousseff assume a presidência do Brasil no dia 1º de janeiro de 2011. Eleita com 56% dos votos válidos do 2º turno, Dilma derrota o candidato do PSDB, José Serra.

É interessante destacar que a disputa entre PSDB e PT pelo cargo mais importante do país vem acontecendo desde 1994, quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) derrotou o candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT), tendo repetido essa situação na eleição de 1998. Já na disputa de 2002, Lula derrotou no 2º turno o candidato Serra (PSDB) e nas eleições seguintes (2006), venceu Geraldo Alckmin (PSDB) já no 1º turno. Impossibilitado de concorrer novamente ao cargo de presidente, Lula indica em 2010 a Ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que se torna então sua sucessora, sendo a primeira vez que um homem fará a transferência da faixa presidencial a uma mulher, a presidenta da República Federativa do Brasil.

Uma mulher na presidência representa a expressividade da renovação, a ousadia de querer mudança, mesmo que a metodologia de governo siga uma "continuidade", significa também que a sociedade não enxerga mais através de lentes machistas e preconceituosas e nem age mais por meio de pensamentos embasados no conservadorismo. E o mais importante disso, significa que a voz do povo foi ouvida. A democracia foi soberana."

Diante de tudo isso, esperamos que Dilma tenha sucesso no seu mandato e honre os votos que os seus eleitores a ela confiaram e principalmente que suas promessas sejam cumpridas.
.

27 comentários:

José Lima Dias Júnior disse...

A vitória da candidata Dilma foi uma demostração do processo democrático no país e da força que emana do povo. O êxito de Dilma nas eleições ficará para sempre como um marco indelével na história política do Brasil. Creio que a sensibilidade feminina fará a diferença nos próximos anos.

Saudações cordiais,

Prof. Lima Júnior

9:21 AM

Professor Josimar Tais disse...

Olá professor Adinalzir, fico honrado pelo fato de o senhor publicar um texto de minha autoria em seu prestigiado blog. Agradeço pela referência e pela consideração.
Na situação ou na oposição, agora é hora de que todos os eleitos esqueçam suas siglas partidárias e trabalhem em favor do povo que tanto necessita de atenção e investimentos. Que todos os eleitos façam um bom mandato. Abraço e mais uma vez, obrigado.

Adinalzir disse...

Prezado Adriano Silva
Estive visitando o seu site e achei a idéia da parceria interessante. Manterei contato com você em breve.
Abraços e grato pela visita!

Adinalzir disse...

Prezado Prof. José Lima Dias Júnior
O negócio agora é torcer pelo sucesso de uma mulher na Presidência.
Temos que estar todos juntos nessa.
Saudações e muito obrigado pela visita!

Adinalzir disse...

Caro Prof. Josimar
Foi um grande prazer publicar um texto tão bem escrito e pensado pelo amigo. O negócio agora é torcer pela Dilma e esquecer todas as diferenças.
Um grande abraço e valeu pela visita!

Victor Faria disse...

Olá, Prof. Adinalzir!
Independentemente do voto dado na urna, agora só resta a todos nós desejar boa sorte à primeira presidente do Brasil!
Pra frente Brasil!
Tenha uma ótima semana! Abraço!

Adinalzir disse...

É isso aí, meu caro Victor Faria!
Que a Dilma faça um bom governo que beneficie a todos nós.
Valeu pela visita!

Bruno Orsatto Lanferdini disse...

Eu já tinha me impressionado quando Barack Obama, um homem negro com nome de origem muçulmana foi eleito para ser presidente de uma nação marcada com os traços feios da xenofobia e do racismo. Gostei de ter me impressionado ao ver uma mulher subindo na presidência do Brasil, mas não pelo fato dela ser mulher, pelo fato dela ser esquerdistas. Muitos diziam, na época das eleições que o Brasil devia ir para as mãos de um direitistas, pois supostamente seria saudável para uma nação a alternância de poderes. Eu fui totalmente contra, pois uma nação que fica "bambeando" de um lado para o outro nunca consegue estabelecer programas e cumprir objetivos que só podem ser realizados através de longa persistência, uma alternância exagerada de poderes e e ideais políticos não consegue estabelecer nada de maneira sólida e estável. E inclusive, voltar para as mãos de um direitista neoliberal seria voltar ao passado, entregar o país nas mãos gananciosas e sujas da iniciativa privada e voltar à posição de bajulador dos ideais imperialistas norte-americanos.

Bruno Orsatto Lanferdini
http://brunopensativo.blogspot.com/

Anônimo disse...

Впечатляющая идея, как скоро ожидается публикацию нового материала и вообщем стоит ожидать ?

Adinalzir disse...

Prezado Bruno Orsatto Lanferdini
Muito boa a sua reflexão! A Dilma precisa agora, dizer a que veio, impor o seu estilo. É o que todos nós esperamos,
Um grande abraço e agradeço pela visita!

Adinalzir disse...

Уважаемый Аноним
Даже с языковой барьер, я очень счастлива с вашим сообщением!
Благодарим Вас за посещение!

mulheresincriveis disse...

Dilma Presidente, é um marco histórico, portanto estou aqui para fortalecer este pensamento e de certo ela quebrara protocolos e fará um mandato digno e respeitoso. Viva as mulheres e suas conquistas no novo século!!!!

Elaine Marcelina

Adinalzir disse...

Olá, Elaine Marcelina
Que bom você por aqui! Agora é só torcer para que a Dilma presidente faça a diferença, num mundo ainda cheio de preconceitos contra as mulheres.
Aquele abraço! :)

Martoni disse...

Olá professor, Brasil está de parabens. A escolha de uma mulher para o cargo máximo é realmente um signal de mudança, um signal de verdadeira democratia. Uma marca importante na história deste pais maravilhoso.
Esta postagem vai ser uma marca importante para Saiba História, meus parabens.
E, professor, obrigado para sempre visitar Rádio Forma & Elenco.
Um abraço, Martoni.

Leonardo Oliveira disse...

Excelente post. Já havia postado um comentário no blog do Professor Josimar elogiando o texto e agora dou parabéns ao "saiba História" por reproduzí-lo. Um grande abraço!!

Anônimo disse...

Deixemos a ousadia tomar conta do nosso país. Quem sabe muda alguma coisa ...
http://professorabernadete.blogspot.com/

Argentino Neto disse...

A Dilma disse uma coisa na campanha que acho que não devemos esquecer: "Só se estimula as novas gerações a serem professores, se dermos satatus novamente a esta classe, e a única maneira de dar status a uma categoria, é aumentando seus rendimentos". Realmente espero que isso ela cumpra.
Grande abraço Adinalzir.
Ainda não esqueci do livro...

esteblogminharua disse...

Caro amigo, visitar seu blog é sempre um tomar banho de conhecimetnos históricos interessantes.Parabéns, mais uma vez.
Dessa Belém de luz e sombras
Franz

Adinalzir disse...

Caro Martoni
Vamos torcer para que haja muitas mudanças com a Dilma na presidência. Agradeço a sua visita e comentários. Um grande abraço!

Adinalzir disse...

É isso aí, Leonardo Oliveira!
Esse é o nosso objetivo, trocar conhecimentos, comentar e reproduzir tudo aquilo que é importante na blogosfera. Fico grato com sua visita. Abraços!

Adinalzir disse...

Valeu, Professora Bernadete!
Concordo plenamente... Muito obrigado pela visita!

Adinalzir disse...

É isso aí, Argentino Neto!
Se ela prometeu, tem que cumprir. Educação de qualidade só virá com a valorização do trabalho do professor. Me faz lembrar dos meus antigos professores, que eram muito respeitados e valorizados.
Um abraço e valeu pela visita!

Adinalzir disse...

Meu caro Franz
Visitar o seu blog também é como visitar uma rua cheia de conhecimentos. Grato pela visita.
Desse Rio de Janeiro com ares de Tropa de Elite 3 ao vivo.

Professor Josimar Tais disse...

Professor, fique a vontade para explorar as ideias do meu blog, assim como vc fez com esse texto e gostou das atividades realizadas com base na visita ao quartel. Essa troca de ideias é enriquecedora e quem sai ganhando, certamente, sao os nossos alunos. Abraço e valeu pelo reconhecimento.

Unknown disse...

É isso professor, temos muitas esperanças que o dito nas campanhas venham a configurar-se.
Torcemos para que tudo isso dito aqui seja realizado, e que dentro da história deste país possamos confiar e crê nas mulheres pois ela já escolheu uma para a pasta do planejamento com tendência a trazer mais. Eu por exemplo gosto muito mais que mulheres dirijam em todas as esferas da administração púbica e privada.
Abraço

Adinalzir disse...

Meu caro Prof. Josimar
Fico muito grato com sua visita e comentários. Pode confiar que estaremos sempre juntos, fazendo essa troca de conhecimentos e informações. Isso é muito importante para todos nós.
Um grande abraço!

Adinalzir disse...

Prezado Lucidreira
Com certeza, esse é um novo ciclo de esperança que se inicia, dessa vez com uma mulher no poder. Agora vamos todos torcer!
Muito obrigado pela visita!