terça-feira, agosto 24, 2010

56 anos da morte de Getúlio Vargas!

.
Getúlio Vargas, falecido em 24 de agosto de 1954, foi o maior dos estadistas brasileiros. Foi também o mais amado pelo povo e o mais odiado pelas elites. Obrigou nosso empresariado urbano de descendentes de senhores de escravos a reconhecer os direitos dos trabalhadores. De modo que os politicos tradicionais, autores da velha ordem que foram banidos por ele do cenário político, nunca o perdoaram. Para mim, Getúlio Vargas foi um grande homem. Pena que as elites do nosso país tentaram criar uma imagem distorcida dele.

Não podemos esquecer de seus fiéis seguidores, Leonel Brizola e o grande Darcy Ribeiro.

Vejam aqui um Vídeo de 7 minutos (Carta Testamento) e outro de 1 minuto (Produzido pela Imprensa Nacional sobre a morte de Getúlio Vargas).
.

12 comentários:

Virgínia (Turma 2001) disse...

Oi, Prof.
Seu blog é show e o texto está muito bom. Valeu!

Unknown disse...

Esse foi o ano que estava fazendo 2 anos de idade. Mais atravéz livros e de espaços como o do Sr. eu aprendi e nunca esqueci desta data. Por meu pai sempre comentar porque gostava dele( Getúlio Vargos).
Abraço

Adinalzir disse...

Caro Lucidreira

Meu pai também era um varguista convicto. Inclusive quando ele soube da morte de Getúlio, trabalhava bem em frente ao Palácio do Catete.

Ainda adolescente, ele me contou sobre a enorme manifestação popular que houve em frente ao local. Era muito choro e muita emoção. Realmente, Vargas foi um grande líder.

Agradeço pela visita!

Adinalzir disse...

Olá, Virgínia

Fico feliz com sua visita e seu comentário. Desejo tudo de bom para você.

Beijos, :-)

Victor Faria disse...

Pelo que sei, Vargas foi o primeiro presidente brasileiro a valorizar o trabalhador.

Abraço!

Adinalzir disse...

Prezado Victor Faria

Perfeitamente, foi no governo Vargas que foi criada toda uma estrutura trabalhista voltada para o trabalhador. Pode até ter sido usada com interesses políticos, mas foi uma grande conquista. Antes da Era Vargas, nada disso existia.

Um grande abraço e muito obrigado pela visita!

Professor Josimar Tais disse...

certamente um presidente que marcou a história do nosso país pelo modo populista de governar. Abraço.

Adinalzir disse...

Prezado Professor Josimar

Certamente, não podemos negar que a Era Vargas deixou muitas marcas positivas na história do nosso país.

Um ótimo final de semama e muito obrigado pela visita!

Leonardo Oliveira disse...

Que Vargas marcou a História do Brasil principalmente no campo das relações trabalhistas, isto é fato. Entretanto, os meios utilizados para alcançar o status de "pai dos pobres" eram de natureza complexa e em alguns momentos (ou na maioria deles) repressivos, violentos, e autoritários. Pontuando tais cosiderações, realmente Vargas foi um dos presidentes brasileiros mais atuante em nossa História. Parabéns pela post!!!

Adinalzir disse...

Prezado Leonardo Oliveira

Agradeço as suas considerações e comentários. É sempre uma honra tê-lo neste espaço.

Abraços! :-)

José Lima Dias Júnior disse...

Dentro do contexto político nacional, o primeiro governo de Getúlo Vargas (1930-45), sobretudo, o período do governo ditatorial, através do "Estado Novo", não desqualifica suas qualidades, o que torna um personagem indelével na história política do país.

Adinalzir disse...

Prezado Junior

Concordo contigo, o governo Vargas marcou profundamente a história de nosso país, mesmo que ele não tenha sido perfeito.

Agradeço a sua visita comentários. Estarei também lá no seu blog.

Abraços! :-)