sábado, fevereiro 20, 2010

Qual a melhor religião?

.
No momento em que o Dalai Lama visita os EUA. Coloco aqui um breve diálogo entre o teólogo Leonardo Boff e o líder espiritual tibetano quando de sua visita ao Brasil em 29/04/2006.

Leonard Boff explica:

No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre povos, no qual ambos, eu e o Dalai Lama, participávamos. Eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:

Santidade, qual é a melhor religião? (Your holiness, what’s the best religion?) Esperava que ele me dissesse:

É o budismo tibetano ou são as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo.

O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos – o que me desconcertou um pouco, porque eu sabia da malícia contida na pergunta e afirmou:

A melhor religião é a que mais te aproxima do desapego. É aquela que te faz melhor.

Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta. Voltei a perguntar:

O que me faz melhor?

Respondeu ele:

Aquilo que te faz mais compassivo (E aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta). Aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável...

Mais ético... A religião que conseguir isso de ti, é a melhor religião...

Calei, maravilhado, e até os dias de hoje fico pensando na sua resposta sábia e irrefutável...

Por isso, não me interessa amigo, a tua religião ou mesmo se tem ou não religião.

O que realmente importa é a tua conduta perante o teu semellhante... seus amigos... tua família, teu trabalho perante o mundo...

Pense nisso e comente...

Saiba mais sobre Leonardo Boff. Clique aqui

Saiba sobre a visita do Dalai Lama nos EUA. Clique aqui
.

16 comentários:

Anônimo disse...

Lembro desta frase: "a melhor religião é aquela que o faz melhor". Acredito que não existe resposta melhor :-)

Beijos!

Adinalzir disse...

Prezada Gigi

Vejo que pensamos da mesma forma. O importante é a gente se sentir bem, com ou sem religião.

Beijos! :-)

Anônimo disse...

Oi, Adinalzir!

Que estranho! Verifiquei seu nome lá na minha lista de leitores e ele está lá. De qualquer forma, enviei-lhe outro convite no e-mail saibahistoria@historiaecia.com.

Foi bom ter avisado! Qualquer problema, tentarei solucionar.

Beijos!

Adinalzir disse...

Oi, Gigi!

Agradeço pelo envio. Em breve estarei acessando. Valeu mesmo!

Beijos! :-)

garotas que ama cosmeticos disse...

porfavor me ajude, gostaria de saber + sobre comunismo e socialismo,
a pessoa que se diz socialista ou comunista,qua seu objetivo? em q acredita? pois já procurei na net mas não encontrei nenhuma resposta simples e muito menos objetiva.

Unknown disse...

Se todos os humanos se integrarse e interagisem com o respeito e carinho uns com os outros, não se discutiam as religiões.
Estou com o Dalai Lama.

Valdeir disse...

Adinalzir,

Concordo!

É justamente por isso que penso o seguinte: o que muitos adeptos praticam atualmente não é religião, pois eles a usam para demonstrarem mania de grandeza financeira e social.

Abraços, professor. Espero você eu meu blog.

Adinalzir disse...

Olá, Garota que ama cosméticos!

Olá, Jéssica! Uma quase carioca que mora no Ceará. Rsrsrs...

Tenho estado um pouco ocupado nos últimos dias... Mas vou tentar responder a sua dúvida:

O comunismo é uma ideologia que prega a abolição da propriedade privada e o fim da luta de classes, além da construção de um regime político e econômico que possibilite o estabelecimento da igualdade e justiça social entre os homens.

Os filósofos alemães Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) são apontados como os precursores das formulações teóricas e doutrinárias do comunismo. Historicamente, porém, as concepções e ideais de uma sociedade comunista remontam ao período da Antigüidade clássica.

Já o socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu no final do século 18 e na primeira metade do século 19. Depois, no século 20, houve várias tentativas de colocá-la em prática, em diversos países. Através de movimentos revolucionários, regimes comunistas foram implantados em nações tão diferentes quanto a Rússia, a China, Cuba, o Vietnã e a Coréia do Norte.

A diferença entre socialismo e comunismo.

É muito comum a confusão existente acerca da diferença entre socialismo e comunismo. Será que as duas as expressões representam as mesmas idéias? Será que um é continuação do outro? Ou se trata de movimentos divergentes entre si?

Vamos simplificar as idéias, a fim de evitar complicações. Em primeiro lugar, enquanto teoria, o socialismo não difere do comunismo. Essa diferença só apareceu quando o socialismo ou comunismo começou a ser colocado em prática.

A teoria e a prática.

Segundo Karl Marx, um dos principais filósofos do movimento, o socialismo é um regime político e econômico em que não existe a propriedade privada nem as classes sociais. Todos os bens seriam de todas as pessoas e não poderia haver diferenças econômicas entre os indivíduos. O próprio Marx chama esse modelo de comunismo, numa tentativa de se contrapor aos outros autores, que também defendiam o socialismo, mas propondo outros modelos de sociedade. No entanto, o próprio Marx usa tanto socialismo quanto comunismo para se referir à mesma idéia.

No século 20, a idéia de socialismo proposta por Marx ganhou força política. Contudo, em vários países do mundo onde isso ocorreu, houve divergências sobre a melhor forma de transformar o socialismo em realidade. Lênin, um dos líderes socialistas russos, propôs, a partir de 1917, uma revolução radical, que estabeleceria a "ditadura do proletariado". Por outro lado, houve socialistas que discordavam de Lênin, pois queriam mudanças menos tumultuadas e defendiam outros modelos socialistas, como a social-democracia e até o nacional-socialismo, isto é, o nazismo.

Assim, desde a Revolução Russa, em 1917, socialismo e comunismo passaram a designar duas coisas bem diferentes. O socialismo constituiu-se numa doutrina menos radical do que o comunismo, propondo uma reforma gradual da sociedade capitalista, de modo a chegar a um modelo em que exista equilíbrio entre o valor do capital e o do trabalho, para diminuir a distância entre ricos e pobres. O comunismo, ao contrário, defende o fim da ordem capitalista, através de uma revolução armada, objetivando fim da burguesia.

Bem, será que eu me fiz entender? Essa foi a forma mais simples que eu achei para lhe explicar.

Um bom estudo e qualquer dúvida volte a me escrever.

Beijos, :-)

Adinalzir disse...

Дорогие друзья!

На данный момент я не заинтересован в покупке ничего. Благодарим за посещение!

Adinalzir disse...

Prezado lucidreira

Concordo plenamente com você. São sábias as palavras do Dalai Lama.

Muito obrigado pela visita e um grande abraço!

Adinalzir disse...

Caro Valdeir

Uma das coisas que mais faltam no mundo de hoje é o Humanismo. E isso é fundamental em qualquer religião.

Muito obrigado pela visita. Aguarde que estarei visitando o seu blog!

Abraços,

Anônimo disse...

Someone deleted several links from storewith and sendspace ...

From now, we will use www.tinyurlalternative.com as our default [url=http://www.tinyurlalternative.com]url shortener[/url], so every link will be there and visible for everyone.

You can choose from several great [url=http://kfc.ms]short url[/url] address like:

kfc.ms easysharelink.info jumpme.info megauploadlink.info megavideolink.info mygamelink.info myrapidsharelink.info mytorrentlink.info myurlshortener.com mywarezlink.info urlredirect.info urlshrinker.info weblinkshortener.com youtubelink.info and many others.

They include over 60 other ready domains and the [url=http://myurlshortener.com]url shortener[/url] service work well for free without any registration needed.

So we assume it is good idea and propose you to use [url=http://urlredirect.info]url redirect[/url] service too!

Thank you.

Carol Rios disse...

Como diz o bom e velho ditado: "politica e religião não se discute"
Acredito que o cerne de todas as religiões é o mesmo: fé e fazer bem ao próximo.

Adinalzir disse...

Dear Anonymous

Send your spam to the space!

Adinalzir disse...

Prezada Carol Rios

E eu acredito que isso irá depender muito da boa e má conduta dos homens com a religião.

Valeu pela visita!

Adinalzir disse...

Caro Stefano

Valeu pelo vídeo!

Realmente a verdadeira história está ai, mas infelizmente o povo fica cego com tanta estratégia religiosa, política, televisiva e cultural.

Muito obrigado pela visita!