quarta-feira, outubro 21, 2009

Uma exposição sobre a história de Salvador

.
Gozando de bons ares e debruçada sobre o mar, Salvador não tardou em tornar-se a sede do Governo Geral do Brasil, nos idos do século XVI. Virou a porta de entrada para toda gente que vinha do Velho Mundo atrás de novidades.

E, no decorrer dos séculos, cresceu de de forma tão diversa quanto seus visitantes. Por meio de fotografias e postais, a exposição "Pelos caminhos de Salvador" exibe o passo a passo da cidade na construção das praças, igrejas e moradias. Desde as oficinas e depósitos que inauguraram sua parte baixa até o urbanismo selvagem que chegou com o século XX, a mostra permanente conta a história da ocupação de nossa primeira capital.

De terça a sexta, das 10h às 18h, no Museu Tempostal, Rua Gregório de Matos, 33, Pelourinho. Sábados, domingos e feriados, das 13 às 17h.

COMENTÁRIO:Infelizmente ainda não tive a oportunidade de visitar essa bela cidade. É um sonho de consumo. Mas um dia eu chego lá...
.

19 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Meu caro professor, realmente se diz da cidade do RJ que é maravilhosa, mas eu digo e não tomando a denominação do RJ que aqui é a cidade da Beleza, com suas ruas antigas em constraste com o a arquitetura moderna suas praças e logradouros que dá gosta de se ver.
Espero que possa vir conhecer e admirar esta beleza secular que é SALVADOR...

Adinalzir disse...

Prezado Lucidreira

Realmente, Salvador é uma cidade que honra a todos nós brasileiros. E se Deus quiser, um dia irei visitá-la.

Abraços e muito obrigado pela sua visita e comentários!

Anônimo disse...

Tenho muita vontade em conhecer de perto a cultura afrobaiana. E o Olodum, então... Coisa mais linda!

:-*

Adinalzir disse...

Oi, Gigi

Que bom você estar por aqui.

A Bahia também me fascina. Assim como todo o Nordeste... Assim que puder, com certeza, eu estarei por lá. Muito obrigado pela visita.

Beijos, :-)

Venerando António Aspra de Matos disse...

Caro amigo
uma saudação especial para o seu trabalho.
Infelizmente por aqui, em Portugal, a História do Brasil, a partir do século XIX é práticamente desconhecida.
Continue e obrigado pelas informações.
Venerando Matos

Adinalzir disse...

Caro Venerando Aspra de Matos

Muito me surpreende saber, que a História do Brasil a partir do século XIX é praticamente desconhecida em Portugal. Isso me motiva a escrever e divulgar, mais e mais novidades para todos aí da terrinha.

Abraços e agradeço a sua visita! :-)

Prof. Fabiano Reis disse...

Olá Prof. Adinalzir, fiquei extremamante feliz pela sua visita e seu comentário no blog e sempre bom ver amigos que apostam nesse tipo de mídia para ser usada na educação e pelo que vejo o seu blog tem essa preocupação, parabéns pelo excelente trabalho que realiza aqui.
Ps: também já virei um seguidor do seu blog. abraços.

Adinalzir disse...

Caro Prof. Fabiano Reis

Não tem o que agradecer. A arte de blogar, vence a barreira da distância e aproxima conhecimentos e pessoas. Por isso, nós estamos aqui.

Um grande abraço e volte sempre, :-)

ericsiq disse...

Otima matéria professor, meu sonho é tornar meu blog igual ao seu, abraço.

Adinalzir disse...

Prezado Eric Siqueira

Que bom que você gostou da matéria... Foi apenas para mostrar uma pequena parte da rica história da cidade de Salvador. Agradeço a sua visita e os comentários.

Abraços, :-)

esteblogminharua disse...

Oi, Adinalzir. Sua postagem me encheu de saudades da Bahia (tenho uma filha que mora em Salvador, defronte ao mar, e faz fisioterapia na Jorge Amado). Ah, Salvador, Pelourinho! Que delícia é passear por sua orla e ruas pejadas de história.

História e Debate disse...

Professor Adinalzir, olha o História e Debate aqui mais uma vez. Como prometi coloquei no blog História e Debate o Saiba História na minha lista de blogs. Dê uma olhadinha e o senhor verá. Até a próxima.

Adinalzir disse...

Oi, Franz

Valeu mesmo! Que bom que você gostou da postagem. Salvador também é um dos meus sonhos de consumo. O post inclusive, serve como uma homenagem aos amigos blogueiros baianos.

Muito obrigado pela visita e os comentários!

Adinalzir disse...

Olá, História e Debate

Valeu pela visita e o link colocado. Vou fazer uma repaginada no meu blog e assim que puder estarei fazendo o mesmo com o seu.

E olha que estarei por lá também, dando uma passadinha. Blogar é isso, é comentar e responder aos comentários.

Abraços, :-)

J Araújo disse...

Parabéns professor por disponibilizar tanta informação para os seus leitores. Gosto da matéria história; afinal de contas, tudo que fazemos é história. Nós fazemos a história no nosso dia a dia.
Abraço

Adinalzir disse...

Caro J. Araújo

Valeu! Muito obrigado pela visita e comentário. Estarei dando também uma passadinha lá nos seus blogs.

Abraços, :-)

Teresinha Bernardete Motter disse...

Professor, obrigada pelo comentário em meu blog. Estou indo para Salvador hoje, o Forum a que me referi será lá. Não vejo a hora de conhecer os encantos dessa cidade.Até a volta
bjs
Bernardete

Adinalzir disse...

Oi, Teresinha Bernardete

Desejo a você, uma boa viagem e aproveite todos os encantos que Salvador tem a oferecer.

Valeu pela visita!

Beijos, :-)