terça-feira, agosto 18, 2009

As caravelas e o vento das oportunidades

.
Você já notou que sempre estamos esperando por oportunidades? Alguns dizem que nunca tiveram oportunidades, outros que a oportunidade passa somente uma vez. Segundo o dicionário, oportunidade significa circunstância conveniente, útil ou benéfica. Porém, o sentido da palavra oportunidade surgiu na época das grandes navegações, no século XVI.

Na época, as caravelas não possuiam mecanismos propulsores, de maneira que, para a embarcação sair do porto rumo ao mar aberto, devia esperar por um vento forte que vinha do continente de tempos em tempos. Obviamente que, para aproveitar este vento inconstante, os marinheiros deviam estar preparados para içar as velas da embarcação, assim que o vento mudava a seu favor, a fim de seguirem viagem.

Este vento recebia o nome de "oportunidade". O historiador inglês Thomas Fuler já aconselhava no século XVII que, "quando o vento soprar, você deve içar sua vela".
.

4 comentários:

Anônimo disse...

Interessante! :-)

Embora, eu acredito que algumas oportunidades somos nós quem fazemos.

De qualquer maneira, não podemos deixar de estar preparados!

Beijos!

Argentino Neto disse...

Gostei muito da postagem Adinalzir.
adoro etimologia, adoro desvendar os mistérios e as origens das palavras.
Concordo com a Gigi, temos de estar semrpe preparados e atentos porque elas aparecem, às vezes tão invisíveis quanto o vento, mas podemos sentí-las e especialmente quando guiam nossos barcos, a vida.

Argentino Neto

Adinalzir disse...

Oi, Gigi

Seus comentários, sempre me animam a escrever. Valeu e volte sempre!:-)

Beijos!

Adinalzir disse...

Valeu, Argentino!

Muito obrigado pela visita e os comentários.

Concordo plenamente com você. É sempre muito importante saber o significado, os mistérios e as origens das palavras. Porque são elas que movem e nos permitem conhecer o mundo.

Aguarde que em breve estarei postando um comentário no seu blog.

Abraços!:-)