sexta-feira, junho 19, 2009

Curiosidades históricas

.
A pedido dos meus alunos, irei postar algumas curiosidades que ajudam a complementar o ensino da História. E como hoje nós falamos sobre Exploradores e Viajantes. Lá vai:

Quem foi a primeira pessoa a chegar ao Pólo Norte?

Não é fácil responder a esta pergunta. Os exploradores americanos Frederik Cook e Robert Peary afirmaram ter chegado ao Pólo Norte: o primeiro em 1908, e o segundo um ano depois. Mas admite-se que as suas afirmações possam não ser corretas e que tenham voltado antes de atingir o Pólo. O primeiro homem a chegar, com certeza, ao Pólo Norte foi o explorador americano Richard Byrd, que voou sobre o Pólo num avião em maio de 1926. Por terra, o primeiro a atingir o Pólo Norte, com absoluta certeza, foi o explorador americano Ralph Plaisted, em 19 de abril de 1968.

E ao Pólo Sul?

A primeira equipe de exploradores a chegar ao Pólo Sul foi chefiada pelo norueguês Roald Amundsen. Usando cães para puxar os trenós, eles chegaram ao Pólo Sul no dia 14 de dezembro de 1911.

Quem foram os primeiros homens a atravessar a Austrália?

O interior da Austrália, conhecido como Outback, é um deserto perigoso para ser atravessado por terra. Os primeiros a realizar essa travessia foram Robert Burke, Charles Gray e John king. Com ajuda de camelos, eles cruzaram a Austrália de sul a norte entre 1860 e 1861.

Quem atravessou o Canal da Mancha a nado pela primeira vez?

Matthew Webb, capitão da marinha britânica, foi o primeiro homem a atravessar o Canal da Mancha a nado, percorrendo 34 km em linha reta. Ele levou 21 horas e 45 minutos, em agosto de 1875.

Quem foi o primeiro homem a dar a volta ao mundo?

O primeiro barco a navegar ao redor do mundo foi o Vitória, comandado pelo explorador português Fernão de Magalhães. A viagem durou quase três anos, de 1519 a 1522. Magalhães morreu durante a viagem e os 18 marinheiros que sobreviveram tornaram-se as primeiras pessoas a dar a volta ao mundo.

Quem foi o primeiro a escalar o Everest?

O pico do Monte Everest foi alcançado pela primeira vez por duas pessoas: Edmundo Hillary, da Nova Zelândia, e Tensing Norgay, do Nepal. Eles chegaram ao topo no dia 29 de maio de 1953.

Quem foram as primeiras pessoas a viajar no espaço?

A primeira pessoa a viajar no espaço foi o cosmonauta soviético Yuri Gagarin, em 1961. Mas ele não saiu do campo de gravidade terrestre, apenas deu uma volta ao redor da Terra. Os primeiros astronautas a sair da gravidade terrestre foram os tripulantes da nave americana Apolo 8. Em dezembro de 1968, eles deram uma volta na Lua. Voltaram à Terra sãos e salvos, alguns dias depois. Os astronautas desta histórica missão espacial foram Frank Borman, Janes Lovell e William Anders.
.

6 comentários:

Anônimo disse...

Que legal, algumas curiosidades interessantes as quais dificilmente paramos para ir atrás.

Beijo!

Adinalzir disse...

Oi, Gigi
Você é o máximo. Sempre atenta e inteligente nas suas observações.
Valeu pela postagem! Em breve colocarei mais novidades.
Beijos!

Marceleza disse...

Muito interessante seu texto!
E obrigada por visitar meu blog!!
Abraços
Marceleza

Cris disse...

Professor, adorei a ideia de postar curiosidades, que por sinal são super, sempre que posso também coloco algumas no meu blog, adoro essa coisa de investigar, pesquisar, descobrir e o senhor está realmente fazendo a diferença
Axé

Adinalzir disse...

Valeu Marceleza e Cris!
A visita de vocês e seus comentários são sempre um prazer. Abraços!

Rita Quaresma disse...

Olá professor! Gostei tanto da sua idéia que tomei a liberdade de levá-la para o meu blog. Estou totalmente sem tempo para essas pesquisas que tanto aprecio.
Os alunos realmente têm muita curiosidade sobre esse tema.
Obrigada, sua colega e admiradora
Rita.