quarta-feira, abril 29, 2009

Vem aí o dia do Trabalhador e mais um feriado!

.
Comemora-se anualmente no dia 1 de Maio o dia do Trabalho, em vários países do mundo, inclusive no Brasil. O que para mim não tem nada a ver, pois no Dia do Trabalho não se trabalha, o certo deveria ser Dia do Trabalhador. Como eu gosto de saber a história de tudo e como e porque são comemoradas determinadas datas, pesquisei e encontrei este significativo texto que não poderia deixar de aqui colocar:
.
"O Dia do Trabalho é comemorado no dia 1 de maio em alguns países, sendo feriado nacional em muitos deles, como no Brasil, por exemplo. A história desta data está relacionada a uma manifestação realizada no dia 1 de Maio de 1886 em Chicago, Estados Unidos, na qual milhares de pessoas reivindicavam a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. A partir deste dia, houve uma greve geral nos EUA.

A luta pelas 8 horas diárias de trabalho não parou. Em 20 de Junho de 1889, reunida em Paris, a Segunda Internacional Socialista decidiu, por proposta de Raymond Lavigne, convocar todos os anos uma manifestação com o objetivo de conseguir o que queriam.

Outros fatos que marcaram 1 de maio como o dia de luta pelos trabalhadores foram as manifestações no norte da França ocorridas em 1891, as quais resultaram na morte de dez manifestantes; e a proclamação de 1 de maio como o dia internacional de reivindicação de condições de trabalho, por parte da Internacional Socialista de Bruxelas.

Em 23 de Abril de 1919, o senado francês confirmou a jornada diária de 8 horas e anunciou o dia 1 de Maio do mesmo ano como feriado nacional.

Apesar de os Estados Unidos não reconhecerem a data como o Dia do Trabalhador, a luta dos trabalhadores fez com que o Congresso aprovasse a redução da jornada de trabalho de 16 para 8 horas diárias também.

No Brasil, em primeiro momento, o Dia do Trabalhador era um espaço dos movimentos que tinham influências do anarquismo e comunismo, como forma de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. Com o início da Era Vargas, a movimentação aos poucos cedeu espaço para a propaganda trabalhista de Vargas, que acabou por destinar um dia de comemoração ao trabalhador."
.

Um bom feriado e que em todo o mundo haja cada vez mais oportunidades de trabalho para todos!
.

6 comentários:

Dige da Silva disse...

Olá Professor,

Um texto bastante interessante sobre a origem da comemoração do Dia do "Trabalho". É sempre muito bom ler o material educativo do seu blog.

Priscila Conte disse...

Obrigada professor. Bom feriado e fianld e semana.
Abraço

Anônimo disse...

Legal! Curiosidades... Muito interessantes.

Hoje, na verdade, foi um dia de muita trabalheira. Reforma do quarto, eheheh. Descobri que gosto de fazer limpeza.

Beijinhos!

Adinalzir disse...

Querida Giovana,

Agradeço a visita ao meu blog, bem como o comentário que escreveu. Eu já me tornei leitor assíduo do seu blog, graças a qualidade do seu trabalho.

Beijos carinhosos!

Anselmo Bastos Jr disse...

Agradeço o comentário no blog do Helena Guilhon e deixo o meu recado para os seus alunos que ganham em todas as suas aulas um presente.
Parabéns por, acima de tudo, dedicar-se a tão honrosa profissão de educador. Esperamos com os nossos movimentos alertar a sociedade e os políticos que a EDUCAÇÃO, é a melhor forma de desenvolver uma nação.

Abraços

Adinalzir disse...

Valeu, Anselmo

Agradeço muito o seu comentário. Ele me estimula a continuar cada vez mais o meu trabalho.

Abraços,