terça-feira, fevereiro 24, 2009

O primeiro desfile de Carnaval teria ocorrido em Vila Rica, em 1733


Minas colonial

Frei Betto, autor de “A Arte de Semear Estrelas”
.
A igreja do Pilar hoje
.
Brasileiros e estrangeiros contemplam, embevecidos, os desfiles de escolas de samba. Ora, o primeiro desfile que, sem exagero, pode ser considerado primórdio do Carnaval no Brasil ocorreu em Vila Rica, atual Ouro Preto, em 1733, e foi descrito em detalhes pelo português Simão Ferreira Machado, que a tudo assistiu. Trata-se do Triunfo Eucarístico, procissão que levou a eucaristia da igreja do Rosário à inauguração da igreja do Pilar.

Cinco elevados arcos, a boa distância um do outro, assinalavam o trajeto do cortejo. Nas ruas, cenas bíblicas desenhadas com serragem colorida, borra de café, areia, sal, vidro moído, folhas e flores. Crianças negras se vestiam como príncipes, e mucamas, como rainhas.

À frente da procissão, figuras em trajes militares representavam mouros e cristãos. Do alto de carros alegóricos pintados, a tudo assistiam o Imperador e o Alferes, interpretados por atores. O carro maior, em forma de abóbada, ocultava um cavaleiro que, saído de dentro, montava a cabeça de uma serpente.

Atrás, quatro figuras a cavalo representavam os ventos Norte, Sul, Leste e Oeste. O Oeste, soprado na estridência de uma trombeta revestida de fitas multicores. O Vento Leste cobria-se com um cocar de plumas brancas. O capilar de seda branca do Vento Norte, guarnecido de galões de prata. O Vento Sul trazia nas costas duas asas.

Atrás, as ninfas com turbantes bordados de prata e muitas pérolas, seguidas pela Fama, a cavalo, coroada por um toucado de diamantes. A Lua vinha em um cavalo branco coberto com manta bordada em prata. A seguir, Marte e, rodeado por um colar de anjos, despontava o Sol, com a cabeleira em fios de ouro. Nunca se soube quem bancou tamanho esplendor.
.
A igreja do Pilar em 1824

Fonte: Jornal O Dia e imagens pesquisadas no Google
.
COMENTÁRIO: Nesta terça-feira carnavalesca não poderia deixar de registrar este interessante artigo de Frei Beto referente aos primórdios do Carnaval no Brasil. Não concordo muito com o autor quando ele diz que "foi o primeiro desfile", pois pelo que sei existem registros de desfiles semelhantes ocorridos no Rio de Janeiro envolvendo padres jesuítas e escravos na antiga Fazenda de Santa Cruz nos séculos XVIII e XIX , que na medida do possível postarei aqui. Mas mesmo assim, vale a pena ler e comentar!
.

4 comentários:

Anônimo disse...

Interessante!

Pelo que entendi, não eram bem desfiles sobre Carnaval, embora tivessem muitas semelhanças com os de hoje. Eram bastante vinculados à religião, tanto que padres e jusuítas também participavam, de uma forma ou outra.

Atualmente, a Igreja condena o Carnaval. Ao menos foi o que presenciei durante muito tempo. Interessante como cada um tomou seu próprio rumo no decorrer dos tempos.

Abraço!
Giovana.

Teia de Textos disse...

Gostei muito do seu blog. Nem imaginava encontrar um blog que tratasse (tão bem) sobre questões históricas.
Voltarei outras vezes.
Abraços.

Anônimo disse...

Agradeço a minha amiga Giovana e a Teia de Textos pelos comentários postados. É sempre uma honra tê-los como leitores!

Um grande abraço!

Adinalzir disse...

Olá, Teia de Textos!
Fico muito feliz que você tenha gostado do post. Volte sempre.
Abraços,