
À época de sua leitura, nos idos de 1977, o documento obteve grande repercussão, subscrito que foi por dezenas de personalidades da sociedade civil organizada, ganhando destaque na mídia nacional e estrangeira. Muitos integrantes da comunidade jurídica brasileira, alguns políticos, jornalistas e historiadores, consideram que a Carta, proclamação de princípios feita em plena ditadura militar, é um marco da luta em prol do Estado de Direito em nosso País.
Ocorre, contudo, que, com o passar do tempo, a importância histórica da Carta aos Brasileiros ficou esmaecida, apesar de a defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito continuar na ordem do dia, trinta anos depois.
Por tudo isso, foi idealizada a obra que traz uma ampla pesquisa histórica – com levantamento de documentos e entrevistas –, visando o resgate da importância histórica da Carta aos Brasileiros e à confirmação de sua atualidade três decênios passados de sua leitura pública. Diversas personalidades deram depoimentos para o livro: Almino Affonso, Antonio Candido, Antonio Dimas, Carlos Chagas, Carlos Guilherme Mota, Celso Antônio Bandeira de Mello, Celso Lafer, Dalmo Dallari, Eugênio Bucci, Flávio Bierrenbach, José Afonso da Silva, José Carlos Dias, José Eduardo Faria, José Gregori, José Ignácio Botelho de Mesquita, Maria Victoria Benevides, Miguel Reale Jr., Otavio Frias Filho, Paulo Bomfim, Plínio de Arruda Sampaio, Rubens Approbato Machado, Sérgio Resende de Barros e Tércio Sampaio Ferraz Jr..
O livro foi editado pela Editora Lettera.doc, com a coordenação da Associação dos Antigos Alunos da Fadusp, em parceria com a OAB/SP, a AASP, o IASP, o CESA e a Fontana Seguros, Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia, Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados, Ajufesp - Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul, IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Thiollier Advogados, Toron, Torihara e Szafir Advogados, Conselho Federal da OAB, Reis Advocacia, Approbato Machado Advogados, Advocacia Bettiol S/C, Associação Comercial de São Paulo e o apoio do site Migalhas. CLIQUE AQUI PARA COMPRAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário