11.1.12

Mulheres trancafiadas no porão

.
De uns tempos para cá, parte da população mundial ficou chocada com notícias sobre homens que mantiveram mulheres trancafiadas durante anos sem comunicação com o exterior. E isso em plena Europa "civilizada".

Mulheres do Brasil colonial e imperial também estiveram sujeitas a práticas semelhantes, como registrou o francês naturalizado brasileiro Hércules Florence na década de 1820. Viajando pelo interior do país, ele encontrou, perto de Cuiabá, um senhor de engenho que lhe contou uma história assustadora. Viúvo, ele mostrou ao viajante um alçapão que mantinha em seu quarto: "Aqui embaixo, disse-nos ele, é que eu guardava a mulher quando tinha de sair de casa. Ela descia por uma escadinha que eu recolhia, e recebia alimentos pela janela do engenho". Essa era uma pequena amostra da tirania masculina que imperava no Brasil antigo.

Fonte: Entre a luxúria e o pudor, de Paulo Sérgio do Carmo.
.

2 comentários:

José Lima Dias Júnior disse...

Prezado Adinalzir,

Lamentavelmente, a tirania masculina, ainda, persiste em nossa sociedade. Inúmeras mulheres tem a liberdade cerceada e impedidas de viverem dignamente pelos seus maridos e companheiros. É imprescindível que elas tenham um mundo livre da intolerância.

Saudações cordiais,
Prof. Lima Júnior

Prof. Adinalzir disse...

Prezado José Lima Dias Júnior
Ainda vivemos numa sociedade machista que guarda muitos resquícios dos tempos coloniais. Acredito que só educando as próximas gerações é que poderemos mudar esse quadro.
Valeu pela visita e um grande abraço!

BlogBlogs.Com.Br