segunda-feira, julho 21, 2025

Você sabia que no bairro de Campo Grande já teve um Cine Drive In?

E que esse Cine Drive In chegou a funcionar na década de 1980? Aparentemente hoje em dia ele funciona como estacionamento. Ficava localizado na esquina da Rua Campo Grande com a Rua Lucília. Bem próximo da FEUC. Sendo considerado uma grande novidade naquela época. Na história o primeiro modelo de cinema drive-in era conhecido como Park-In Theater e surgiu nos Estados Unidos em 1933, na cidade de Camden, em Nova Jersey. 


Fonte: @vicgdecima   Postado por Adinalzir Pereira

sexta-feira, julho 11, 2025

Um passeio arquitetônico pelo casario do bairro da Urca

Um dos passeios mais gostosos que podem ser feitos no Rio é caminhar pelas ruas da Urca observando o expressivo conjunto arquitetônico do bairro. 





Uma caminhada pelas ruas aprazíveis da Urca pode revelar ao visitante várias surpresas e descobertas. São chalés, casarões, pequenos palacetes, castelinhos e exemplares de estilos arquitetônicos diversos, do neoclássico ao moderno, passando pelo art déco, neocolonial, eclético, entre outros. 




Convidamos você para trilhar um percurso pelo casario da Urca. Não com foco em construções famosas, como o antigo Cassino, o Instituto Benjamin Constant, o Museu de Ciências da Terra, o Fortaleza de São João, a Igreja de N.S. do Brasil ou o Palácio Universitário, mas em busca de um olhar para algumas de suas centenas de casas anônimas, que tornaram a Urca conhecida como o bairro de “bangalôs à beira mar”. 





Neste roteiro é interessante observar a variedade de estilos e detalhes como telhados, balcões, varandas, janelas, azulejos, ornamentos diversos, entre outros. Bom passeio! 

E você? Já caminhou pela Urca observando suas construções históricas e seu rico patrimônio?  

Fotos: Leo Ladeira.

Se você gostou desse post, curta e compartilhe! Siga-nos também no Facebook!  

O Projeto Olhos de Ver é uma iniciativa particular. Apoie-nos! Nosso Pix: ladleo@gmail.com

segunda-feira, julho 07, 2025

Patriarca da Floresta, a árvore mais antiga do Brasil


Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, a jequitibá-rosa. Também conhecida como “Patriarca da Floresta” com idade estimada de 600 anos, é considerada a árvore mais antiga do brasil, segundo pesquisas mais recentes.

Já foi estimada em mais de 3020 anos, mas outro cálculo aponta que o Patriarca teria na verdade cerca de 600 anos, de acordo com o chefe do laboratório de anéis de crescimento do departamento de ciências florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Mário Tomazello Filho.

Sua circunferência mede aproximadamente 11,3 metros, sendo necessário cerca de dez pessoas para conseguir abraçar o seu tronco inteiro. Além de possuir uma altura de 40 metros, suas raízes chegam a uma profundidade de 18 metros e seu peso bruto foi calculado em 264 toneladas. Especialistas estimaram que, sozinha, a árvore tenha sequestrado mais de 132 toneladas de CO2 ao longo de sua existência. Desempenhando um papel vital na preservação ambiental.

A Jequitibá-rosa é muito usada para reflorestamento, pois tem crescimento rápido, podendo atingir 3,5 metros em dois anos de plantio. Sua madeira é considerada de lei, moderadamente pesada, macia, bastante durável. Estende-se desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul. 

Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, essa majestosa árvore tem cerca de 600 anos, segundo pesquisas mais recentes.

Atualmente o jequitibá-rosa é uma árvore amplamente utilizada em projetos de reflorestamento devido ao seu rápido crescimento.

Veja aqui como Visitar a "Patriarca" no Parque Estadual Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro:

A jequitibá-rosa conhecida como "Patriarca da Floresta" está localizada no Parque Estadual Vassununga, que fica às margens da Rodovia Anhanguera (SP-330), no km 245, no sentido norte, em direção a Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Informações Práticas:

Horário de Funcionamento: O parque está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Entrada: Gratuita.

Agendamento: É necessário agendar a visita com antecedência.

Para agendar uma visita é recomendado entrar em contato com a administração do parque. Esse agendamento permite organizar melhor o fluxo de visitantes, garantindo uma experiência mais tranquila e segura para os turistas e a preservação da árvore.

Repostado de https://plantverd.com.br/