segunda-feira, janeiro 01, 2024

O caso da pedreira abandonada na Serra da Capoeira Grande em Pedra de Guaratiba - RJ

No dia 27 de dezembro de 2023 fizemos uma visita na Serra da Capoeira Grande. Guiados pelo meu filho Ives, que cheio de disposição nos acompanhou durante a caminhada. Apesar do forte calor que fazia. Acabou se tornando um programa agradável e bastante proveitoso. Percorremos várias trilhas e diversos paredões. No início a caminhada foi um pouco cansativa e cheia de mistérios. Deixando algumas perguntas sem respostas. Como as casas e torres de transmissão abandonadas. Mesmo assim fomos seguindo adiante, com muitas risadas e surpresas.

Seguindo pelo caminho fomos encontrando vestígios de uma Pedreira abandonada na vertente da APA da Serra da Capoeira Grande. Chegamos até a entrar no local e constatamos um completo abandono. Ficamos imaginando quantas histórias devem ter sido vividas pelas pessoas que trabalhavam nesse lugar. Com várias casas e maquinários abandonados. Para nós passou a impressão que um fantasma chegou no local expulsando todo mundo que trabalhava ali. O que teria acontecido? Quem teria sido o dono? Durante quanto tempo essa empresa funcionou? Tudo isso deixou um ar de mistério maquinando em nossas cabeças.

Numa conversa que tive com o biologo Thiago Loredo Guerra, morador de Sepetiba, ele não soube me dizer muita coisa sobre a história da Pedreira. Apenas disse que ela está desativada há bastante tempo. Sendo o terreno uma propriedade particular, que não faz parte da área do Parque Natural Municipal da Capoeira Grande. Ele me disse também que pelos vestígios de rochas existentes no local, ali provávelmente havia uma grande extração de granito e gnaisse para fins de comercialização. Também segundo ele, o pessoal da Rede Record costuma utilizar o local para gravação de novelas. Mas confirmou que realmente tudo aquilo está jogado as traças, e que alguns moradores levam cavalos para pastar no local. Me sugeriu, inclusive a conversar com algum morador mais antigo do local para conseguir mais detalhes. Acredito que isso pode dar elementos para escrever uma outra história. Quem sabe aqui nos próximos artigos?

Abaixo algumas fotos da pedreira abandonada:

Abaixo imagens do paredão fotografadas pela Ana e pelo meu filho Ives:

Abaixo um pedaço da Trilha do Mirante da Pedreira:

Abaixo fotos de um Jequitibá derrubado pela ação do tempo:

Nas imagens colocadas abaixo, fotografadas do alto da Serra da Capoeira Grande, podemos ver o bairro vizinho de Pedra de Guaratiba, com a restinga da Marambaia e uma parte dos manguezais da Reserva Estadual Biológica de Guaratiba.

Na imagem abaixo coloquei um mapa do zoneamento das APAs da Serra da Capoeira Grande e do Morro do Silvério, localizadas no Bairro de Pedra de Guaratiba na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Sendo que dentro da APA da Serra da Capoeira Grande está incluso o Parque Natural Municipal da Serra da Capoeira Grande com 478,87 ha, juntamente com a APA do Morro do Silvério, com 150,12 ha. Ambas sob a jurisdição da Secretaria do Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

Abaixo temos a imagem de um gigante da Mata Atlântica, conhecido como Jequitibá-açú. Talvez ele seja um dos últimos da espécie resistindo a exploração e a ganância do homem dentro dessa unidade de conservação. Vimos também muitas plantas e flores por todo o trecho percorrido durante a nossa caminhada.

Abaixo temos uma visão do Mirante do Parque Natural Municipal da Serra da Capoeira Grande. Onde vemos a floresta, em primeiro plano, com a APA das Brisas e a Praia do Cardo em Sepetiba, no segundo plano. Ao fundo vemos uma parte da Serra do Mar, uma das últimas fronteiras verdes do Estado do Rio de Janeiro. Onde se localizam diversas unidades de conservação. São as árvores dessas unidades que ajudam na formação de parte da água que bebemos, que dão frutos. conservam e fornecem sombra. Servindo também de abrigo para uma grande variedade de espécies de animais, redução do efeito estufa e do aquecimento global. Por isso a importância de se respeitar a natureza, não provocar incêndios florestais, preservar as florestas e não desmatar. Somente assim poderemos evitar o surgimento de novas doenças mortais. Também temos uma visão da Baía de Sepetiba, da Restinga da Marambaia, da APA das Brisas e de outros bairros vizinhos, entre eles Santa Cruz. Além de uma parte de alguns municipios da chamada "Costa Verde fluminense".

Na imagem abaixo temos uma visão da unidade de planícies flúvio marinhas voltada para o lado de Guaratiba. Onde se observa, no primeiro e no segundo plano, a ocupação populacional numa parte do Jardim Maravilha. No terceiro plano podemos ver o Morro Redondo, na Serra da Capoeira Grande, e mais ao fundo o manguezal da Reserva Biológica de Guaratiba.

Segue abaixo a imagem de uma Fragata Tesourão.

Na imagem abaixo um bando deTaperuçu de Coleira Branca.

Detalhes históricos e localização:

A Área de Proteção Ambiental da Serra da Capoeira Grande localiza-se em Pedra de Guaratiba, zona oeste do município do Rio de Janeiro e embora pertença ao Complexo Geológico do Maciço da Pedra Branca, não se insere nos limites do Parque Estadual da Pedra Branca. Essa serra destaca-se na planície da região de Guaratiba por alcançar altitude de até 159 m, constituindo-se em um morrote isolado que ainda sustenta importante remanescente da Floresta Atlântica de baixada, outrora abundante no município, e hoje escassamente representada. A região de baixada de Guaratiba sofreu comprovada ocupação pré-histórica retratada em inúmeros sambaquis. Esta ocupação foi intensificada desde o início da colonização e mais recentemente foi incrementada por intensa pressão antrópica, principalmente pela especulação imobiliária em áreas com cobertura florestal. O solo raso e rochoso na porção médio superior da serra cria ambiente com limitações em oferta hídrica e profundidade do solo, diminuindo um maior desenvolvimento das árvores.

Guaratiba, localizado na Zona Oeste do Rio, é um dos mais belos cartões postaís da região. Um bairro cheio de belezas naturais e culturais, com vestígios de povos sambaquís e marcos imperiais. No século XVII foi um importante exportador de ouro das Minas Gerais. Ficou também muito conhecido por possuir importantes engenhos de café e cana-de-açúcar. Depois foi se tornando um tradicional centro gastronômico, possuindo os melhores restaurantes especializados em frutos do mar de toda a cidade.

Nos seus primórdios a região foi chamada de "Guratiba-Aitinga", ou "Aratuquacima" uma palavra indígena usada pelos índios tupinambás, que habitavam o nosso litoral na época do descobrimento. Sua definição é "lugar onde há grande quantidade de garças ou garceiro." Sendo que o vocábulo surgiu de outros dois: "Guará", que quer dizer "ave"; e "Tiba", que significa "lugar onde há muita coisa reunida." De onde vem: "Guaratiba". Uma definição que até hoje tem tudo a ver com a grande quantidade de garças brancas que procuram os manguezais dessa região. Guaratiba se apresenta também como um bairro de classe média baixa. Com a maioria dos seus moradores formada por pescadores e imigrantes nordestinos. Sendo que a maioria deles se dedicam a pequenos comércios e a prestação de serviços.

A Área de Proteção Ambiental da Serra da Capoeira Grande fica localizada dentro dos limites da Estrada do Margarça e da Estrada da Capoeira Grande.

Pesquisa e créditos fotográficos feitos pelo autor deste blog.

Aos meus amigos e admiradores, que em 2023, viajaram comigo no passado e no presente através dos meus livros e postagens. Desejo de coração,  um Ano Novo pleno de prosperidade, paz e saúde. Com a proteção de Deus nos abençoando nesta nova caminhada que começa. Abraços a todos e um Feliz 2024!