23.3.08

China nas Olimpíadas

Os jogos Olímpicos contemplam a tradição de muitos anos, desde a Grécia antiga trazem em seu nome a idéia de força, beleza e habilidade para quem o pratica. Os esportes sempre foram uma forma de transformação e os jogos olímpicos é uma junção das qualidades nos atletas e a disposição de uma país para sediar esse evento que ocorre a cada quatro anos.
.
Esse foi um dos caminhos que levaram a China a ser uma referência quando o assunto é esporte. A dedicação e a disciplina dos atletas chineses ganharam destaque entre grandes países como E.U.A, França, Grã-Bretanha, Japão e outros que são considerados superpotências.
.
E foi nas Olimpíadas de Sydney que essa crescente mudança se tornou visível. Enquanto os Estados Unidos levaram 40 medalhas de ouro, 24de prata, 33de bronze totalizando 97 medalhas. A China ficou em 3º lugar com 28 de ouro,16 prata,15 de bronze total de 59 e a Alemanha que sempre se destaca entre as melhores ficou com 13 medalhas de ouro, 17 de prata e 26 bronze.
.

Não contente com o resultado obtido nas Olimpíadas de Sydney em 2000, no ano de 2004, em Atenas ficou em 2º lugar depois dos E.U.A com 32 medalhas de ouro enquanto os americanos ficaram com 35.
.

Já preparando para sediar as Olimpíadas em 2008 a China fechou com chave de ouro as olimpíadas em Atenas, a comemoração foi repleta de cores e símbolos chineses que contou com a participação de atletas e crianças, representando a cultura asiática. A passagem da bandeira olímpica da prefeita de Atenas para o governador de Pequim e a apresentação de um espetáculo chinês pôs fim à 28ª Olimpíada da Era Moderna no estádio Olímpico da capital grega.
.

Como a Grécia no Ocidente, a China é um dos berços da civilização oriental e vai enfrentar entraves parecidos. Com uma precária e antiga infra-estrutura a China teve que construir praticamente todos os locais necessários para o acontecimento das atividades esportivas orçamento previsto de US$ 40 bilhões de dólares às obras necessárias para as Olimpíadas.
.

Além dessas mudanças na estética das cidades, os chineses têm algumas metas e regras a serem cumpridas para que tudo ocorra bem durante os jogos. Em Pequim as obras estão focadas em construção de novas avenidas e linhas de metrô. Em Pequim terá uma equipe de 20 mil pessoas exclusivamente para ordenar o trânsito durante os Jogos Olímpicos de 2008, segundo a edição desta quarta-feira do jornal "China Daily".
.

Preocupados com a questão ambiental O governo de Pequim investiu cerca de 733 milhões de euros (R$ 1,9 bilhão) em melhorias ambientais para a cidade e prevê aumentar ainda mais esses gastos para assegurar Jogos Olímpicos sem contaminação atmosférica em 2008.
.

Talita Marcon /Assessoria de imprensa CCIBC

5 comentários:

Jenny Horta disse...

A China é um turbilhão de diversidade e para a história, uma civilização riquíssima, não?
Quero te convidar para fazer parte do nosso grupo: http://internetnaeducacao.blogspot.com
Com certeza será muito bem vindo!

Adinalzir Pereira disse...

Cara Jenny, valeu pelo comentário. Com todo prazer irei fazer parte do internetnaeducacao. Um grande abraço!

Anônimo disse...

Adinalzir Pereira, escrevo para o Gama Folha e estou escrevendo uma matéria sobre a História da Zona Norte do Rio de Janeiro, e gostaria de convida-lo para uma entrevista, por email mesmo. Se puder, entre em contato comigo.
marceloaugustodamico@gmail.com
abraços.
Marcelo D'Amico

Adinalzir Pereira disse...

Caro Marcelo D'Amico
Assim que puder entre em contato. Dependendo do que você perguntar, talvez eu possa ajudá-lo. Um grande abraço, Adinalzir Pereira (saibahistoria)

Anônimo disse...

e quais é os nomes dos principais atletas que a china ja teve nas olimpiadas?
ME AJUDE POR FAVOR

BlogBlogs.Com.Br