Os lotações (sim, o gênero gramatical é masculino) foram os equivalentes às vans e micro-ônibus controlados por particulares, cooperativas ou empresas pequenas no passado distante do país. Eram uma espécie de versão mirim dos antigos ônibus, que na verdade eram caminhões que no lugar do "baú" tinham um "salão" com várias cadeiras enfileiradas em dois corredores juntos às janelas. Algo que, nos seriados americanos, se vê muito nos ônibus escolares.
Os lotações geralmente serviam linhas pequenas, ou ramais que não eram explorados pelas linhas regulares. No Rio de Janeiro, os lotações existiam muito na Zona Norte e Zona Oeste, atendendo bairros distantes não servidos por ônibus comuns, mas havia também linhas para a Zona Sul.
Assim como as vans nos anos 90 e nesta década, os lotações recebiam muitas queixas dos usuários, pelas imprudências do trânsito, pela má conservação dos carros e outras irregularidades.
Originariamente postado no cincomeiasete.blogspot.com
Pesquisa de Guaraci Rosa
Postado neste blog por Adinalzir Pereira Lamego
2 comentários:
Verdade é que não há nada de novo debaixo do sol. Os lotações irão sempre preencher as lacunas do transporte público quando este for inexistente ou insatisfatório. Não culpo a Ásia Motors e nem a abertura da economia brasileira nos anos noventa. Responsabilizo, porém, os gestores pela data de planejamento e ação. Por outro lado há que se regular o transporte alternativo, mas sem que haja uma substituição pelo convencional. Bom domingo a todos.
Prezado Rodrigo Phanardzis
Aliás falta de planejamento e ação sempre foi a grande falha dos nossos políticos e administradores. E isso vem lá do começo do Brasil. Com o povo sendo sempre enganado por eles. Um ótimo domingo para você e volte sempre!
Postar um comentário