29.4.18

A Biblioteca de Santa Cruz - RJ


Era uma manhã diferenciada para o bairro de Santa Cruz e a ansiedade tomava conta de várias pessoas, chegara o dia da inauguração da Biblioteca Popular de Santa Cruz (02-05-1961).

Santa Cruz possuía nesta época uma população com menos de 100 mil habitantes com vários problemas de infraestrutura e apesar de possuir bons colégios públicos, a quantidade de analfabetos era grande (cerca de 20%) ...a chegada de uma biblioteca seria de grande valia para os alfabetizados e também serviria de estímulo para os analfabetos.

 
A biblioteca era pequena, porém uma grande novidade na Rua Martim Francisco e por lá ficou por mais de uma década até ser transferida nos anos 70 para a Avenida Isabel. No final dos anos 80 a Biblioteca foi para Praça Dom Romualdo, junto a Regional.

Atualmente a Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco encontra-se instalada em amplas salas do Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr Antônio Nicolau Jorge (Palacete Cultural).

Para quem não conhece a rua Martim Francisco, ela fica próxima a estação de Santa Cruz e faz esquina com a Rua Senador Camará. Atualmente também é conhecida como "Rua da Feirinha". Hoje o local onde era a biblioteca abriga uma peixaria.

Texto e pesquisa de fotos - Guaraci Rosa
Fonte das fotos - A.N

2 comentários:

Emanuele Santos disse...

Bibliotecas são locais extremamente importantes numa cidade.

Prof. Adinalzir disse...

Prezada Emanuele Santos
Fico muito grato pela visita e comentário.

O Rio de Janeiro sob os olhares de Jean Baptiste Debret

Lavadeiras do Rio das Laranjeiras, 1826. Obra: Aquarela, Jean-Baptiste Debret - Acervo Museu do Açude. Rio de Janeiro - RJ. Com a v...