5.4.17

450 Anos de Santa Cruz (RJ)


Conheça as datas de aniversário do bairro

Dia 30 de dezembro de 1567. Nessa data, começa a história de Santa Cruz, de acordo com especialistas do Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica (NOPH). O marco, que completa 450 anos em 2017, remonta ao momento em que o capitão-mor Cristóvão Monteiro recebeu como pagamento da Coroa duas sesmarias (terrenos) na região, por ter ajudado na expulsão dos franceses da cidade do Rio de Janeiro.

Entretanto, por cair entre o Natal e o Ano Novo, as celebrações de aniversário do bairro acabaram sendo antecipadas. Antigo coordenador administrativo do NOPH, Sinvaldo Nascimento Souza apresentou uma alternativa: "Ele sugeriu 14 de setembro, Dia da Exaltação da Santa Cruz", conta Walter Priosti, atual coordenador do Núcleo de Pesquisa.

Vários eventos estão sendo organizados para homenagear os 450 anos. A programação irá se concentrar em setembro, mas  começa em abril e vai até novembro. Uma exposição itinerante com a história do bairro percorrerá 21 escolas da região. Além disso, haverá um passeio ciclístico, no dia 9 de abril, e a cerimônia ecumênica, no dia 25 de abril, no antigo Palácio Real Imperial, hoje sede do Batalhão Villagran Cabrita (Batalhão de Engenharia), às 10 horas, onde será feita a abertura oficial dos 450 anos de Santa Cruz. 

Veja aqui a programação de abril e sinta-se convidado!

Exposição itinerante Santa Cruz 450 anos

De 1 a 10  
Colégio Estadual Barão do Rio Branco

De 11 a 20
Colégio Santa Mônica

DE 21 a 30 
Colégio Girassol
 
Passeio ciclístico
Dia 9 (partindo do Santa Cruz Shopping, 540 - Rua Felipe Cardoso, 540). Inscrições até o dia 7, na administração do shopping.

Homem de Aço
Dias 18, 19, 20, 27 e 28  Em duas sessões, às 10h e às 14h, na Cidade das Crianças. Musical gratuito dedicado a toda a família, contando a história de amor entre uma garota sonhadora e um trabalhador.

Abertura oficial dos 450 anos
Dia 25  Ato ecumênico às 10h, em frente ao Batalhão de Engenharia.

Fonte: NOPH e facebook.com/jornalalocomunidade/

Um comentário:

Claúdio Bragança disse...

Vamos torcer para que seja um evento maravilhoso! Santa Cruz merece.

Memória de Santa Cruz. Em comemoração aos 450 anos do Bairro. Venha participar!

Exposição de fotos, venda de livros sobre o Bairro, bate papo com professores, pesquisadores, fotógrafos, jornalistas e estudantes de Hi...