450 Anos de Santa Cruz (RJ)


Conheça as datas de aniversário do bairro

Dia 30 de dezembro de 1567. Nessa data, começa a história de Santa Cruz, de acordo com especialistas do Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica (NOPH). O marco, que completa 450 anos em 2017, remonta ao momento em que o capitão-mor Cristóvão Monteiro recebeu como pagamento da Coroa duas sesmarias (terrenos) na região, por ter ajudado na expulsão dos franceses da cidade do Rio de Janeiro.

Entretanto, por cair entre o Natal e o Ano Novo, as celebrações de aniversário do bairro acabaram sendo antecipadas. Antigo coordenador administrativo do NOPH, Sinvaldo Nascimento Souza apresentou uma alternativa: "Ele sugeriu 14 de setembro, Dia da Exaltação da Santa Cruz", conta Walter Priosti, atual coordenador do Núcleo de Pesquisa.

Vários eventos estão sendo organizados para homenagear os 450 anos. A programação irá se concentrar em setembro, mas  começa em abril e vai até novembro. Uma exposição itinerante com a história do bairro percorrerá 21 escolas da região. Além disso, haverá um passeio ciclístico, no dia 9 de abril, e a cerimônia ecumênica, no dia 25 de abril, no antigo Palácio Real Imperial, hoje sede do Batalhão Villagran Cabrita (Batalhão de Engenharia), às 10 horas, onde será feita a abertura oficial dos 450 anos de Santa Cruz. 

Veja aqui a programação de abril e sinta-se convidado!

Exposição itinerante Santa Cruz 450 anos

De 1 a 10  
Colégio Estadual Barão do Rio Branco

De 11 a 20
Colégio Santa Mônica

DE 21 a 30 
Colégio Girassol
 
Passeio ciclístico
Dia 9 (partindo do Santa Cruz Shopping, 540 - Rua Felipe Cardoso, 540). Inscrições até o dia 7, na administração do shopping.

Homem de Aço
Dias 18, 19, 20, 27 e 28  Em duas sessões, às 10h e às 14h, na Cidade das Crianças. Musical gratuito dedicado a toda a família, contando a história de amor entre uma garota sonhadora e um trabalhador.

Abertura oficial dos 450 anos
Dia 25  Ato ecumênico às 10h, em frente ao Batalhão de Engenharia.

Fonte: NOPH e facebook.com/jornalalocomunidade/

Comentários

Claúdio Bragança disse…
Vamos torcer para que seja um evento maravilhoso! Santa Cruz merece.

Postagens mais visitadas deste blog

Quem foi Leonardo da Vinci?

Alguns ditados populares e seus significados

A Crise de 1929 e a Grande Depressão

História dos Hebreus, Persas e Fenícios