17.11.12

17 de novembro - Aniversário do Bairro de Campo Grande, RJ - 409 anos de História


Parabéns a todos os moradores do nosso querido bairro!

Campo Grande é um bairro da cidade do Rio de Janeiro, localizado na zona oeste. Hoje possui uma infra-estrutura completa de uma cidade grande com seu comércio, área de lazer, escolas, Shopping, hospitais, clínicas e serviços dos mais variados possíveis. Mais nem sempre foi assim, vamos conhecer um pedacinho desta história.

Campo Grande nos primeiros anos da década de 40 era considerado como o Império da Laranja, surgiu junto a colonização do Brasil. O vale que começava no Rio da Prata e terminava no Cabuçu, era habitado pelos índios picinguaba, foi doado pela Coroa a Manuel Barcelos Domingos. Este em 1673 construiu a capela de Nossa Senhora do Desterro, que foi transformada na Matriz de Campo Grande. Junto a igreja achava-se o poço Nossa Senhora do Desterro, de onde a população abastecia-se.

A região começou a progredir em 1878, quando da inauguração da estação  ferroviária de Campo Grande, da Estrada de Ferro Central do Brasil. A partir de então a comunicação tornou-se mais rápida para o centro da cidade e a região começou então sua marcha rumo ao vertiginoso desenvolvimento que a transformaria numa verdadeira cidade.

Quer saber mais sobre essa história? Clique aqui

12 comentários:

Carlos Antonio disse...

Viva Campo Grande! Eu amo esse lugar.

Portal Santa Cruz é Tudo de Bom disse...

Campo Grande é Tudo de Bom! Parabéns!

Nelza Jaqueline disse...

Olá professor Adinalzir. Estou aqui para te entregar um selo-prêmio pelo belo blogue que mantém. Pegue lá no meu espaço: http://nelzajaque.blogspot.com.br/2012/11/meu-primeiro-premio-de-blogue-premio.html

Um grande abraço.

Prof. Adinalzir disse...

Prezado Carlos Antonio
Concordo com você. Campo Grande é um dos melhores lugares do Rio para se viver. Abraços,

Prof. Adinalzir disse...

Ao Portal Santa Cruz é Tudo de Bom
Santa Cruz também é tudo de bom!
Fico muito grato pela visita.
Abraços,

Prof. Adinalzir disse...

Prezada Nelza Jaqueline
Fico grato pelo selo e pela visita. Estarei lá no seu espaço com muito prazer. Um grande abraço!

Lu Cidreira disse...

É a partir dessas discrições que os visitantes do Rio de Janeiro podem vir a conhecer esta cidade maravilhosa.
Muito bom mesmo.
Abraço

Prof. Adinalzir disse...

Prezado Lu Cidreira
São as descrições da história dos bairros elementos importantes para o conhecimento da história das cidades e do próprio país. Que bom que você gostou. Abraços!

Victor Faria disse...

Olá, professor!
Como já diz no nome, Campo Grande é um bairro realmente muito extenso. Hoje em dia, possui vários sub-bairros. Será possível conhecer todos os cantos desse bairro? rs
Parabéns a todos os moradores que nele vivem.
Aproveitando, você teria alguma lista com a data de aniversário dos bairros cariocas?
Abraço!

Prof. Adinalzir disse...

Prezado Victor Faria
Conhecer todos os recantos de Campo Grande é possível sim, mas em vários dias, rsrs. Quanto a lista com a data de aniversário dos bairros cariocas, vou procurar e te enviar.
Valeu pela visita!

Argentino Neto disse...

Amigo Adnalzir, estou indo tocar este próximo final de semana no Rio de Janeiro. Dia 23, sexta com o Mestre Vieira tocando Guitarrada e no dia 25 dentro do festival back to Black com Dona Onete tocando carimbós, boleros merengues etc. Quando souber mais detalhes te falo, ainda sim será uma boa oportunidade para nos conhecermos e eu finalmente te entregar um presente que você merece, por tudo o que senhor representa para o nosso blog Ideias em Arte-Educação. Grande abraço amigão

Prof. Adinalzir disse...

Prezado Argentino Neto
Muito bom saber que você estará aqui no Rio de Janeiro. Assim que tiver mais detalhes sobre o evento me avise. Estarei aguardando a sua visita. Um grande abraço!

BlogBlogs.Com.Br