20.6.12

A igreja mais antiga do Brasil


Destacamos, neste trabalho, a Igreja mais antiga que se tem conhecimento, e que se encontra em pleno funcionamento: ela encontra-se no município de Igarassu no Pernambuco.

Após a vitória dos portugueses sobre os índios Caetés, nativos daquela região, no ano 1535, por ordem do Capitão Afonso Gonçalves, foi mandado erigir, no local da vitória, uma capela votiva consagrada aos Santos Cosme e Damião. Seu estilo é simples e tende para o maneirista.

Durante o período da invasão holandesa a  Igreja de São Cosme e Damião foi depredada, mas reconstruída em 1654. Em 1950, passou por uma restauração que a deixou mais próxima das características iniciais.  O monumento foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 25 de maio de 1951. 

Igarassu (na língua Tupi = Canoa Grande) é  considerado o primeiro núcleo de povoamento do país e  fica a  30 km do Recife, no litoral norte da Região Metropolitana, às margens da foz de um rio ao lado da ilha de Itamaracá. 

Sendo praticamente um porto natural, o local foi muito requisitado pelos portugueses  à época do descobrimento. Suas caravelas ficavam às margens da área onde posteriormente surgiu a vila, que, segundo a tradição, teria sido fundada em 27 de setembro de 1535.

Ao contrário do que muitos imaginam, foi em Igarassu, e não em Olinda, que os portugueses inicialmente se estabeleceram. A localidade de Sítio dos Marcos já contava em 1516 com um dos principais ancoradouros do litoral brasileiro. 

Convém destacar que, desde o descobrimento oficial, em 21 de Abril de 1500, até a década de 1530 não houve uma colonização efetiva do território brasileiro. Essa colonização só ocorreu diante da ameaça de outros países europeus "roubarem" da coroa portuguesa o território recém descoberto. Como é sabido por todos, Pernambuco tornou-se a base para a exploração do norte da colônia.

Aos Santos Cosme e Damião, é atribuído  o  milagre  que teria ocorrido no ano de 1685, quando as cidades de Recife, Olinda, Itamaracá e Goiana foram assoladas pela febre amarela e Igarassu escapou ilesa dessa praga.

Outro fato curioso: Igarassu tem um vereador perpétuo: Santo Antônio! O Santo recebe um salário mínimo por mês, que gentilmente é doado por "ele" à manutenção de um orfanato na cidade.

Todo dia 27 de setembro celebra-se o dia dos padroeiros de Igarassu em uma das mais antigas e tradicionais festas populares do País.

Texto de Rostand Medeiros, postado nos blogs:

15 comentários:

João José Horta Nobre disse...

Trata-se de uma Igreja com uma arquitectura muito semelhante às que pode encontrar no Algarve, Portugal.

Abraço e continuação de bom trabalho,
João Nobre

Prof. Adinalzir disse...

Prezado João José Horta Nobre
A beleza das igrejas e a história de Portugal se complementam por aqui. Já estive lá no Tacão de Ferro(seu excelente blog) e deixei também minha mensagem.
Um grande abraço aqui do Rio+20!

José Lima Dias Júnior disse...

A arquitetura das igrejas brasileiras, sobretudo, as dos séculos XXI, XVII e XVIII são significativas para o patrimônio artístico, arquitetônico e cultural do país. A igreja de Igarassu é um exemplo clássio da arquitetura colonial que além da sua imponência destaca-se pelo seu interior deslumbrante.

Abraços,
José Lima Dias Júnior

Prof. Adinalzir disse...

Prezado José Lima Dias Júnior
Que Deus salve a história e o patrimônio de nossas igrejas. Agradeço pela visita e contribuição.
Um grande abraço!

Charles Lewis Stone disse...

as primeiras igrejas eram bem simples...

Charles Lewis Stone disse...

as igrejas mais antigas eram bem simples

António Jesus Batalha disse...

Olá meus queridos irmãos. Paz e graça de Jesus.
Parabéns pelo blog muito edificante. Eu acredito que; crescemos quando lemos, quando compartilhamos. Aprendendo uns com os outros, crescemos na graça e conhecimento da Palavra.
Aproveito a oportunidade para compartilhar também meu blog. Contém ensinos, de crescimento, edificação e exortação, muitos poemas e algumas músicas tudo dentro do carisma evangélico.
Ficarei feliz por vossa visita e muito mais ainda se nos seguir.
Que Deus continue a abençoar-vos ricamente. Antonio Batalha.

Prof. Adinalzir disse...

Prezado Charles Lewis Stone
O Saiba História agradece a sua visita. Volte sempre. Abraços!

Prof. Adinalzir disse...

Prezado António Jesus Batalha
Fico muito honrado pela visita. Já estou seguindo seu blog e aguarde também o meu comentário por lá.
Fique com Deus!

Frases Bob Marley disse...

Olá. Tenho um especial de frases do Padre Marcelo Rossi, segue o link: http://www.quemdisse.com.br/especial.asp?QDCOD=EEI5127EPZSTYZXI2FDR&t=20/05---aniversario-frases-do-padre-marcelo-rossi .

Prof. Adinalzir disse...

Prezado Frases Bob Marley
Valeu! Fico grato pela visita.
Abraços,

Gabriel Fazio disse...

Existem informações divergentes a respeito de qual igreja seria a mais antiga igreja do Brasil.Segundo outros pesquisadores a igreja Nossa Senhora do Rosário em Vila Velha-ES e a igreja de Nossa Senhora da Misericórdia em Porto Seguro-BA são cotadas como mais antigas também.

Prof. Adinalzir disse...

Prezado Gabriel Fazio
Concordo plenamente e fico grato pela visita.Abraços!

Noph disse...

Oi Prof.Terminei meus primeiros apontamentos sobre a fazenda do VIEGAS,antigo Engenho da Lapa de 1715.Seu antigo proprietário foi o Barão de Campo Grande.Gostaria de saber algumas informações dele vc poderia me ajudar?Abraços.

ChrisVilaVelha disse...

Boa tarde, no afã de precisão histórica, a igreja Nossa Senhora da Conceição da Vila Velha, Ilha de Itamaracá é pelo menos 12 anos mais antiga que a Cosme¨e Damião de Igarassu. Durante os tres meses da estadia de Sebastião Caboto em 1526, o padre Francisco Garcia celebrava missas na igreja do povoado e segundo ele estava "bem paramentado com todo o necesario para celebrar os santos oficios" ............. fonte:La Información sumaria levantado por Sebastian Caboto...Archivo das Indias de Sevilla.

BlogBlogs.Com.Br