O Rio antigo de Carlos Gustavo, o 'Guta'


A Quinta da Boa Vista em 1880

Esta é uma das excelentes imagens digitais do artista gráfico carioca Carlos Gustavo Nunes Pereira, o "Guta", onde baseado em pesquisas iconográficas, ele recria recantos históricos do Rio de Janeiro: Quinta da Boa Vista, Cinelândia, Praça Mauá, Copacabana e outros. Exatamente como deveriam ter sido em diferentes períodos da história da cidade. Apreciar essas fotos mostra o quanto a cidade cresceu desde o Séc. XVII ao XX, mas ao mesmo tempo nos mostra o quanto sua beleza natural foi sacrificada. Isso sem falar do patrimônio artístico e arquitetônico. 


Clique abaixo e confira você mesmo essas imagens.

Comentários

lucidreira disse…
Realmente as mudanças foram radicais. Acho muito bonito quando era nos séculos passados, hoje parece que inchou e quase não se ver a sua beleza naturalmente.
Abraço
Prof. Adinalzir disse…
Prezado Lucidreira
Infelizmente esse é o destino de todas as nossas grandes cidades. Sai a beleza, sai o sossego e vem junto também a poluição. Valeu pela visita!
Em nome de um capitalismo voraz, o homem vem ao longo dos anos se desfazendo do seu patrimônio artístico e arquitetônico.

Saudações históricas,
Lima Júnior
LEANDRO CHH disse…
Isso sim que era beleza!!!!As construções eram feitas por pessoas e para pessoas. Hoje são feitas por números e para números....triste!
Valeu,
Leandro CHH
Prof. Adinalzir disse…
Prezado José Lima Dias Júnior
Além do capitalismo voraz, temos também a falta de educação e civismo.
Fico muito grato pela visita!
Prof. Adinalzir disse…
Prezado Leandro CHH
Concordo plenamente. Hoje as autoridades deveriam até se preocupar mais com o patrimônio histórico.
Valeu pela visita! Abraços!
Anônimo disse…
Caro professor, faço assessoria de imprensa para a Revista de História da Biblioteca Nacional e gostaria de incluir seu blog em nosso mailing, para envio de informações sobre a publicação e os eventos organizados por ela. Caso tenha interesse, basta entrar em contato no email luana.rocha@belemcom.com.br. Cordialmente, Luana
Prof. Adinalzir disse…
Prezada Luana (Revista de História da Biblioteca Nacional)
Estarei entrando em contato com você por e-mail. Agradeço pela visita!
Victor Faria disse…
Olá, professor!
Quanta diferença na paisagem carioca...
Claro, para o crescimento da cidade, isso era inevitável, mas sem dúvida esse processo poderia ter sido feito de modo menos sacrificado.
Abraço!
... da Cost@ disse…
Prof. Adnalzir, estou tentando contato.... qual seu email? nao aparece. Estou escrevendo uma historia sobre um Nordestino que vem para o RJ em 1959. Mas nao encontro nada sobre isso ... digo...para quem vinha do sertão da Paraíba. meu email: marcosn53@gmail.com
Grato.
Prof. Adinalzir disse…
Prezado Victor Faria
Dá para perceber que o Rio de Janeiro mudou muito e faltou planejar melhor o espaço urbano. Fico muito grato pela visita. Abraços!
Prof. Adinalzir disse…
Prezado da Cost@
Estarei entrando em contato com você por e-mail. Fico grato pela visita. Abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

Alguns ditados populares e seus significados

A Crise de 1929 e a Grande Depressão

Quem foi Leonardo da Vinci?