quarta-feira, novembro 02, 2011

Brasil e China, impérios mui amigos

.
Brasil e China costuram relações em vários setores e, no ano 2000, tornaram-se grandes parceiros. Mas esta aproximação, ou pelo menos a tentativa, vem de longe. No dia 3 de outubro de 1881, um Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, o primeiro entre os dois impérios, foi assinado em Tientsin.

Naquela época, o Brasil tinha outros interesses que não envolviam reciprocidade. Com a crescente libertação dos escravos, o governo brasileiro começava a substituir a mão de obra, e os imigrantes chineses eram vistos como boa alternativa para o problema.

No entanto, o tratado foi frustrado em seu maior objetivo, pois o governo chinês proibiu as correntes migratórias para o Brasil, numa tentativa de evitar novas experiências negativas, como as que já tivera em Cuba, Peru e Estados Unidos (Califórnia), onde as condições de trabalho eram precárias.

A finalidade prática não foi alcançada, mas o episódio retrata também outra pretensão. O acordo seguiu o modelo dos que eram assinados pelas potências européias, os chamados tratados desiguais. O Brasil, pela imposição de condições injustas, desejava se inserir no "Hall das Civilizações" como país superior à China.

.

12 comentários:

Cláudio Roberto de Souza disse...

Prof. Adinalzir, excelente post este, sobre os contatos diplomáticos entre Brasil e China. Saiu agora pela Objetiva o livro de Kissinger (aquele... secretário de estado estadunidense, velho conhecido do Brasil. rsrs) chamado "Sobre a China". No site da Objetiva dá prá baixar e ler o primeiro capítulo do livro, em pdf. Um grande abraço, Cláudio.

Anônimo disse...

A China vai dominar o mundo!!

Adinalzir disse...

Prezado Prof. Claúdio Roberto de Souza
Agradeço pela dica. Vou baixar e ler. Valeu pela visita e comentário.
Abraços!

Adinalzir disse...

Oi, Giovana
A China e o Brasil ainda irão dominar o mundo, rsrs. Estarei lá no Perspectativas. Grato pela visita!

Construindo História Hoje disse...

Salve Professor Adinalzir,
Esta eu não imaginava. O Brasil tentou dar uma de explorador na China. A História nos surpreende, por isso trabalhos como esse são importantes....
Já teve meu voto no Top Blog, primeiro e segundo turno.
Um abraço,
Leandro CHH

Adinalzir disse...

Prezado Professor Leandro CHH
Com certeza muita coisa sobre o Brasil e sua relação com a China ainda precisa ser escrita. Por isso é importante, pesquisar e aprender. Valeu pelo voto e aguarde a minha visita!

Victor Faria disse...

Olá, professor!
Será que a grande entrada de produtos chineses no mercado brasileiro tem relação com essa parceria?
Abraço!

Adinalzir disse...

Prezado Victor Faria
Creio que sim, pois ao longo da História, Brasil e China sempre foram países com índices de desenvolvimento e situação econômica muito parecida. Possuindo um enorme mercado consumidor que atrai diversos investimentos estrangeiros, inclusive os chineses.
Agradeço pela visita e me aguarde lá no seu blog. Abraços!

Roberta Fonseca Winter. disse...

Sempre aprendo algo novo quando paso por aqui.

Adinalzir disse...

Prezada Roberta Fonseca Winter
Que bom! Fico muito grato pela visita. Abraços! :-)

José Lima Dias Júnior disse...

Prezado Adinalzir,
Como sempre, você tem nos presenteado com brilhantes post e comentários enriquecedores. Fico na expectativa de vê-lo vencedor do TOPBLOG!!!

José Lima Dias Júnior

Adinalzir disse...

Prezado Prof. José Lima Dias Júnior
Como sempre fico muito grato com sua visita e comentários. Volte sempre.
Um forte abraço!