sexta-feira, setembro 23, 2011

Desenho animado de 1950: uma raridade

.
Esta jóia da animação recebi por e-mail de um amigo e vou compartilhar aqui com vocês. Numa época de tanta tecnologia, 3D, imagem digital, etc. Vale a pena conferir o talento genial do grande Walt Disney.

Respondendo a um pedido do governo norte-americano que buscava a todo custo uma aproximação com o governo brasileiro. O grande mestre do cinema criou este curta metragem antológico. Era o fim da 2ª grande guerra mundial e havia o temor que o Brasil pudesse se tornar um país comunista. Esta pequena maravilha foi criada no início dos anos 50, inteiramente à mão. Numa época em que ainda não havia computadores e nem os efeitos especiais do cinema de hoje em dia.


Clique no link abaixo, aumente o som e curta com prazer.

http://www.youtube.com/watch_popup?v=_mQHr8bAojU&vq=small
.

10 comentários:

Leonardo Oliveira disse...

Passando para prestigiar o SAIBA HISTÓRIA. Muito legal a História do Zé Carioca. É uma pena que a maioria de nossas escolas públicas não contam com recursos adequados para trabalharmos essas músicas, filmes, desenhos, etc. Um forte Abraço!

José Lima Dias Júnior disse...

Tendo em vista, o conceito de Guerra Fria, aplicado às relações internacionais após 1945, isto é, a rivalidade entre dois blocos antagônicos, liderados pelos EUA e URSS, respectivamente. É visível no diálogo entre Zé Carioca e Pato Donald, algo da "Política da Boa Vizinhança", instituída pelo governo ianque, tinha como intenção cultivar a "amizade" da América Latina e conseguir aliados, além de garantir os interesses norte-americanos na região. Pobre América que se rendeu aos interesses imperialistas dos Estados Unidos da América.

Um fraternal abraço,

José Lima Dias Júnior

Victor Faria disse...

Uma raridade, hein professor...
Pena que as intenções norte-americanas não eram tão boas quanto o desenho.
Abraço!

Adinalzir disse...

Prezado Leonardo Oliveira
Concordo plenamente com você... na minha escola, nem internet nós temos no momento. Agradeço de coração a sua visita. Um grande abraço!

Adinalzir disse...

Prezado José Lima Dias Júnior
E olha que até hoje sofremos com essa forte influência imperialista dos EUA. Fico grato pela visita!

Adinalzir disse...

Prezado Victor Faria
E pelo que vemos, até hoje a política dos EUA ainda continua mal intencionada.
Abraços e grato pela visita!

Construindo História Hoje disse...

Salve Professor Adinalzir,
Assisti várias vezes esse desenho.
É legal! O problema são os interesses imperialistas que estavam e sempre estão escondidos por tráz desses "paparicos" dos Estados Unidos.
Valeu pelo excelente tema,
Leandro CHH

Adinalzir disse...

Prezado Leandro CHH
Infelizmente, temos sempre que ficar com a pulga atrás da orelha quando o assunto são os interesses dos EUA.
Ando um pouco sumido devido ao acúmulo de trabalho, mas atento aos comentários dos meus amigos e seguidores. Fico grato pela visita!
Um grande abraço!

Cindy disse...

Ah, que legal! Esse desenho marcou minha infância, eu vi uma única vez na televisão e nunca mais esqueci. Nem acredito que estou vendo de novo, e agora com um ponto de vista mais crítico.
Adorei o blog! Eu estou estudando para o ENEM por conta própria e o teu blog está sendo muito útil.

Adinalzir disse...

Oi Cindy
Bacana saber que está estudando para o ENEM e que o meu blog é útil para você. Fico muito feliz! Não esqueça também de ler os comentários bem interessantes dos meus visitantes.
Um grande abraço!