quarta-feira, agosto 03, 2011

A História apalpada

.
Na edição do mês de julho, a Revista de História da Biblioteca Nacional traz relatos de momentos importantes do passado brasileiro, o que inclui episódios decisivos da Guerra do Paraguai. O conflito, que envolveu quatro países entre 1864 e 1870, foi o maior da América do Sul. O Paraguai, que saiu derrotado pela aliança entre Argentina, Brasil e Uruguai, acabou pagando um preço bem alto, não apenas em vida e em bens, mas também com a sua memória. O país perdeu, entre outras coisas, documentos e objetos pessoais do ditador Solano López. Alguns destes ficaram guardados na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, entre eles a sua espada e a última foto.

Em 1980, o presidente brasileiro João Figueiredo devolveu ao presidente paraguaio, Alfredo Stroessner (ambos ditadores militares), itens confiscados havia 110 anos. O paraguaio agradeceu: "O povo paraguaio queria ver, apalpar e sentir a sua própria história".

Fonte: Brasil - Almanaque de Cultura Popular.
.

10 comentários:

Victor Faria disse...

Olá, professor!
A cada dia que passa, tenho mais certeza que a tal "Guerra do Paraguai" foi um tremendo absurdo.
Abraço!

Adinalzir disse...

Prezado Victor Faria
Concordo plenamente com você. E que o Brasil não se envolva em guerra nunca mais! Valeu pela visita!

Lilian Ferreira disse...

Oi professor!
Pelo menos uma coisa boa o ditador brasileiro fez: devolveu ao Paraguai parte de sua memória.
Abraços!

Unknown disse...

Talvez por isso nós sofremos muito com a pirataria Paraguaia, risadas, e olha que foi devolvido os seus pertences! Imaginem se isso não tivesse acontecido.
E como se diz, no Saiba História aprende-se mesmo.
Abraço

José Lima Dias Júnior disse...

Confiscar objetos e documentos de forma indevida e transforma-los em suvenir (ou souvener do francês, para lembrança) de guerra é algo completamente reprovável. A participação do Brasil na Guerra do Paraguai é uma fato que tem maculado a história política do país.

Cordialmente,
Prof. Lima Júnior

Adinalzir disse...

Prezada Lilian
É isso aí! Além do Solano Lopes, outros ditadores paraguaios também deveriam ter feito o mesmo.
Abraços e valeu pela visita!

Adinalzir disse...

Meu amigo Lucidreira
Seus comentários e sua visita são sempre uma honra por aqui. E isso rejuvenesce cada vez mais o Saiba História. Um grande abraço e me aguarde lá nos seus blogs!

Adinalzir disse...

Prezado José Lima Dias Júnior
A Guerra do Paraguai foi um ato reprovável que precisa ainda ser muito estudado. E cabe a nós colocar isso na memória de todos os brasileiros. Abraços e um ótimo fim de semana!

HepatitesMS disse...

Olá equipe do blog Saiba História.

A Hepatite B é uma doença silenciosa que, em sua forma crônica, atinge mais de dois milhões de brasileiros. Apesar de ser uma doença comum, nem todos conhecem as formas de transmissão ou prevenção, como a vacina, que está disponível nos postos de saúde. Para diminuir os riscos e consequências da Hepatite B, precisamos reforçar a divulgação das informações básicas. Por isso, contamos com sua ajuda. Entre em contato para receber todo o material da campanha!
Ministério da Saúde.

Adinalzir disse...

Caro HepatitesMS
A campanha tem todo o meu apoio. Fico grato pela visita. Abraços!