domingo, junho 12, 2011

Histórias Íntimas: Sexualidade e Erotismo na História do Brasil

.
Segundo a historiadora Mary Del Priore, durante toda a história da humanidade, a beleza corporal feminina não estava na nudez das mulheres. Mas sim no esconder o corpo, quanto mais escondido, mais o interesse masculino era despertado. A mudança somente ocorreu com a invenção dos lingeries, especialmente após a década de 1920.

"Quando o Brasil era a Terra de Santa Cruz, as mulheres tinham de se enfear e os homens precisavam dormir de lado, nunca de costas, porque a concentração de calor na região lombar excitava os órgãos sexuais. E nos momentos a sós - geralmente no meio do mato, e não em casa, porque chave era artigo de luxo e não era possível fechar as portas aos olhares e ouvidos curiosos -, as mulheres levantavam as saias e os homens abaixavam as calças e ceroulas. Tirar a roupa era proibido. E beijar na boca? Bem... sem pasta e escova de dentes, era difícil.

Mas como o proibido aguça mais a vontade, a instituição que mais repreendia os afoitos, ironicamente, acabou se tornando o templo da perdição. Onde as pessoas poderiam se encontrar, trocar risos e galanteios e até ter relações sexuais, sem despertar suspeitas, se não no escurinho... das igrejas?

Casos saborosos como esses são narrados por uma das maiores historiadoras do país, Mary del Priore. Em Histórias Íntimas: Sexualidade e Erotismo na História do Brasil, ela mostra como a sexualidade e a noção de intimidade foram mudando ao longo do tempo, influenciadas por questões políticas, econômicas e culturais, e passaram de um assunto a ser evitado a todo custo para um dos mais comentados nos dias de hoje."

"Mary del Priore sabe como prender nossa atenção. Não conseguimos interromper a leitura, que nos leva aos bastidores da história de nosso país, começando pelo período colonial, passando pelo "hipócrita" século XIX, examinando o século XX e chegando aos nossos dias." - diz Moacyr Scliar, no prefácio desse excelente livro.
.

14 comentários:

Marina Souto disse...

Valeu Professor!
O texto é muito legal, e o livro deve ser também.
Bjos,

Adinalzir disse...

Prezada Marina Souto
Fico muito grato pela visita e comentário. Volte sempre.
Abraços!

Rodrigo Siqueira disse...

Boa tarde Adinalzir,

Gostei muito do blog e gostaria de realizar uma parceria com um Portal Universitário e seu blog.

Favor entrar em contato por um dos e-mails do site, na sessão de contatos, mencionando a parceria com o Rodrigo, obrigado!

Ser Universitário

Professor Josimar Tais disse...

Professor Adinalzir sempre nos surpreendendo com impressionantes e curiosas postagens da História. Parabéns como sempre. Por isso votei no Saiba História no topblog! Boa sorte. Agora estou curioso para ler esse livro...

Adinalzir disse...

Prezado Rodrigo Siqueira
Estarei entrando em contato com você através do Ser Universitário. Agradeço pela visita. Abraços!

José Lima Dias Júnior disse...

Uma boa dica de leitura, o livro "Histórias Íntimas: Sexualidade e Erotismo na História do Brasil" da historiadora Mary Del Priore. Valeu pela postagem...

Cordiais saudações,
Prof. Lima Júnior

Adinalzir disse...

Caro Professor Josimar
É sempre um grande prazer receber a sua visita por aqui. Conte comigo também lá no seu blog. Valeu!

Adinalzir disse...

Prezado Prof. José Lima Dias Júnior
Agradeço o seu comentário. Em breve estarei retribuindo a sua visita.
Um grande abraço!

esteblogminharua disse...

Caro amigo, fiquei com uma "cuíra" danada pra ler esse livro.,
Forte abraço dessa manhã belemense de verão amazônico
FRanz

Adinalzir disse...

Meu caro Franz
Rsrs, gostei da "cuíra". Muito bom!
Aqui deste Rio de Janeiro lindo. Agradeço sua visita!

Unknown disse...

Isso é desde o começo do mundo.
Estivemos em um pequeno recesso por conte dos festejos juninos,que aqui em nossa terra é muito expressivo e festejado.
Já de volta.
Abraço

Adinalzir disse...

Prezado Lucidreira
Sua visita é sempre uma honra por aqui. E viva São João!
Um fraternal abraço!

Eleonora disse...

Sou historiadora e assisti a entrevista da Mary Del Priore no Jô Soares, adorei! Comprei o livro "Histórias Íntimas" (http://www.viabooks.com.br/book_details.asp?cod_livro=PR4495), com grande espectativa! Obrigada pela resenha do site! Assim que o livro chegar, eu volto para comentar. Abraços, Eleonora

Adinalzir disse...

Valeu, Eleonora!
Sua visita e seu comentários serão sempre muito bem vindos por aqui.
Abraços! :-)