sexta-feira, março 11, 2011

Japão é atingido pelo maior terremoto da história do país

.
O Japão foi atingido, nesta sexta-feira (11), pelo maior terremoto já registrado na região. O tremor alcançou 8,9 na escala Richter, que caracteriza que podem ter causados sérios danos em um raio de centenas de quilômetros do lugar onde realmente aconteceu o terremoto, o chamado epicentro.

O abalo sísmico ocorrido às 14h46 no horário local, ou 2h46 no horário de Brasília, foi localizado no Oceano Pacífico, a 130 quilômetros da península de Ojika, no Japão. Além do tremor, que foi sentido com muita intensidade em quase todo o território japonês, inclusive na capital Tóquio, o país também sofreu com um Tsunami.

Segundo informações de agências locais, até às 15h desta tarde, haviam sido registradas 337 mortes e 531 pessoas permanecem desaparecidos. Esses números tendem a aumentar, já que boa parte do país está com o sistema de comunicação prejudicado.

A quantidade de vítimas é reduzida, diante do tamanho do estrago e da potência do terremoto, porque há anos o Japão possui regras rígidas na área de construção. Além disso, toda a população recebe orientações sobre como reagir em casos como este. Essas providências são necessárias, pois o país está em uma área conhecida como "anel de fogo do pacífico", onde ocorrem 90% dos terremotos do mundo.

Por causa do tremor, diversos serviços foram paralisados, entre eles o trem-bala, os metrôs e trens suburbanos, e até mesmo o aeroporto de Tóquio deixou de funcionar. Parte do aeroporto de Ibaraki, a 80 quilômetros da capital, ficou parcialmente desmoronado. As autoridades informaram que cerca de quatro milhões de casas estão sem energia elétrica.

As usinas nucleares receberam atenção especial após o registro do terremoto. O governo japonês emitiu um documento colocando a usina nuclear de Fukushima em estado de emergência, após uma falha no sistema de resfriamento.

Mesmo com o alerta feito, as autoridades informam que não foi registrado vazamento de radiação. Segundo o chefe de gabinete, Yukio Edano, a medida foi somente por precaução.

Além disso, a agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), comandada pela ONU, informou que as outras quatro usinas nucleares próximas ao local do terremoto também foram fechadas por medida de segurança.

Mesmo que a informação oficial, fornecida pelo governo, garanta que ainda não ocorreram incidentes nas usinas, a agência de notícias japonesa Kyodo, informou que ocorreu um incêndio na usina nuclear de Onagawa, no nordeste do Japão.

A refinaria de petróleo Cosmo também sofreu com o fogo. Os bombeiros tiveram dificuldades em controlar as chamas, que chegaram a 30 metros de altura. Essas informações foram divulgadas pela Folha e Agências Internacionais.

Fonte: http://www.ciclovivo.com.br
Clique aqui para ver uma galeria de imagens do desastre
Veja imagens de satélite que mostram o Japão antes e depois do terremoto e tsunami
.

18 comentários:

José Lima Dias Júnior disse...

É lamentável o que ocorreu no Japão. Neste momento, a ajuda humanitária será bem-vinda!

Um abraço fraternal,

Prof. Lima Júnior

Adinalzir disse...

Prezado Prof. José Lima Dias Júnior
Pobres japoneses! Precisamos estar solidários a eles nesse momento difícil. Abraços e muito obrigado pela visita!

Unknown disse...

É realmente lamentável e preocupante, já que temos muitos brasileiros vivendo lá, e muitos parentes que vivem aqui.
Abraço

Construindo História Hoje disse...

Oi, Professor.
A trajedia teria sido muito maior se não fosse o preparo dos japones diante dos constantes tremores.
O Brasil tem muito que aprender como preparar as pessoas e as cidades para problemas relativos a regiões especificas, como as chuvas que constantemente afligem o Rio e São Paulo.
Leandro

Construindo História Hoje disse...

Correção!:)
A tragédia teria sido muito maior se não fosse o preparo dos japoneses diante dos constantes tremores.
O Brasil tem muito que aprender como preparar as pessoas e as cidades para problemas relativos a regiões específicas, como as chuvas que constantemente afligem o Rio e São Paulo.
Leandro =)

Adinalzir disse...

Prezado Lucidreira
Infelizmente, essa é a resposta da natureza (Deus) às agressões do homem. Só nos resta lamentar e rezar pelo povo japonês.
Agradeço pela visita e comentário!

Adinalzir disse...

Prezado Leandro
Com mais essa catástrofe, fica a impressão que a Terra quer acabar o mais rapidamente possível com os homens, antes que os homens acabem com ela. Ainda acho que o Brasil e o mundo ainda tem muito que aprender sobre as forças da natureza.
Agradeço pela visita! :-)

Adinalzir disse...

Prezado Leandro
Nem precisava corrigir, pois pequenos erros ortográficos acontecem. Mas você mostrou que é um leitor atento e preocupado com tudo aquilo que escreve.
Fico grato amigo, por mais essa visita! Abraços, :-)

Victor Faria disse...

É, professor, infelizmente, é mais uma trajédia a entrar para a história de nosso planeta. E se já não bastasse tudo isso, agora ainda chega a informação de um acidente nuclear.
Força, Japão!

Leonardo Oliveira disse...

Enquanto o homem não compreender que devemos viver respeitando o ambiente em que vivemos, tragédias como esta do Japão será cada vez mais frequente. Força aos asiáticos neste momento tão triste e preocupante. Abraços ao SAIBA HISTÓRIA!

Adinalzir disse...

Prezado Victor Faria
Até parece que a Terra quer acabar o mais rapidamente possível com os homens, antes que os homens acabem com ela. Precisamos todos repensar as nossas ações.
Grato pela visita! :-)

Adinalzir disse...

Meu caro Leonardo Oliveira
Só mesmo Deus para consolar todos os japoneses. Pois, infelizmente, o homem, com tanta tecnologia, ainda não conseguiu fazer nada para impedir que ocorram esses fenômenos.
Muito obrigado pela visita e comentário. Abraços! :-)

Heyder Numeriano disse...

Boa noite professor,
Vc esteve passando pelo meu blog, o WWW.PEITOLINA.COM, e me perguntou se poderia postar aqui no seu blog, a montagem que fiz sobre a relação Sarney x Khadaffi (http://www.peitolina.com/2011/03/enquanto-isso-na-libia.html)... mas é claro que pode professor, fique a vontade.
Obrigado pela visita, desculpas pela demora em responder (semana corrida) e parabéns pelo blog. Estudar história sempre é bom e faz crescer...hehe.
Grande abraço!

Adinalzir disse...

Prezado Heyder Numeriano
Valeu mesmo! Em breve estarei publicando um post no meu blog sobre o assunto. Fico muito grato pela sua colaboração.
Um grande abraço! :-)

Adinalzir disse...

Prezado Ministério
Que vocês tenham muito sucesso. Muito obrigado pela visita!

Prof. Junior disse...

A maior lição dos japoneses para o mundo neste momento é a de civilidade. Mesmo no caos, a organização e o senso de coletivismo dos japoneses são insuperáveis.

Adinalzir disse...

Prezado Prof. Junior
Concordo plenamente com você. Realmente, os japoneses são um povo que faz a diferença.
Valeu pela visita! :-)

Adinalzir disse...

Dear wafeperu
I am grateful for the visit. Thanks!