quarta-feira, março 23, 2011

Assembleia Legislativa de SP coloca 350 mil documentos históricos na internet

.
Documento de 1850 pede providências contra rios que sobem em época de chuva (Foto: Reprodução)

Arquivos do Império, da República Velha e dos anos 30 ficarão acessíveis através de acesso gratuito que irá facilitar a vida de professores e estudiosos.

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) lançou oficialmente no dia 1º de março de 2011 um novo serviço que tornará disponível, para consulta e reprodução pela internet, de mais de 350 mil páginas de documentos originais do Império, República Velha e anos 1930. O serviço já está disponível no site da Alesp, no link documentação e informação.

A consulta permite abrir arquivos digitalizados com base em um mecanismo de buscas. Um requerimento de 1850, por exemplo, pede providências a respeito dos rios que sobem na época das chuvas.

Os documentos só podiam ser consultados antes no próprio Acervo Histórico da Assembleia, serviço que será mantido. O acervo total chega a 500 páginas, acumuladas desde 1819. A digitalização e a disponibilização na internet deve facilitar o acesso para pesquisadores, professores e estudantes.

O material digitalizado trata de urbanização, obras públicas, expansão da malha ferroviária e rodoviária, o crescimento da atividade econômica, as prioridades governamentais em cada época, o funcionamento do Legislativo, o papel das igrejas como centros públicos, educação, saúde, finanças, escravidão, imigração, índios.

O pesquisador continuará tendo à disposição no acervo físico a série completa dos Anais da Assembleia Legislativa Provincial de São Paulo (de 1835 e 1947), os 25 mil volumes de obras da Biblioteca do Acervo, o banco de fotografias, com mais de 150 mil imagens, além do banco de dados biográficos dos deputados do Império, República Velha e anos 1930.

Fonte: G1 São Paulo
.

12 comentários:

Leonardo Oliveira disse...

Muito legal!!! Mais uma preciosa fonte de pesquisa. E o melhor de tudo, sem poeira (rsrsrs). Valeu pela informação Professor Adinalzir. Abraços.

Construindo História Hoje disse...

Para pesquisas é uma boa pedida Professor Adinalzir.
Obrigado por mais esta dica.
Estamos ai............

José Lima Dias Júnior disse...

Ótima iniciativa da Assembleia Legislativa de São Paulo, o que a torna uma importante fonte de pesquisa. A História a serviço de todos. Bela dica!!!

Cláudio Roberto de Souza disse...

Excelente notícia, professor. Por aqui, o nosso arquivo público está entregue às traças e à água da chuva. A cada temporal, vai-se um bocado de documentos. O governo faz que não é com ele e ninguém consegue providências.

Victor Faria disse...

Que legal, professor!
Parabéns à Assembleia Legislativa de São Paulo pela iniciativa!
Abraço!

Valdeir Almeida disse...

É a socialização da história, para que todos tenham acesso a ela.

Abraços, Professor, e quando puder, apareça no Ponderantes.

Abraços.

Adinalzir disse...

Prezado Leonardo Oliveira
Rsrs, sem poeira e sem cupim. Agradeço pela visita. Abraços!

Adinalzir disse...

Prezado Leandro CHH
Perfeitamente, para pesquisas em arquivos públicos, esse é um dos melhores que existem.
Grato pela visita e comentário!

Adinalzir disse...

Caro Prof. José Lima Dias Júnior
É isso aí! É a História a serviço de todos e para o bem estar de todos nós. Valeu pela visita! :-)

Adinalzir disse...

Prezado Prof. Cláudio Roberto de Souza
Torço pela melhoria do arquivo público de sua cidade. Em SP, e aqui no Rio de Janeiro, essa situação só melhorou depois de muita luta. Infelizmente, são muitos interesses mesquinhos em jogo, e a Cultura e a Educação ficam sempre para trás.
Um grande abraço!

Adinalzir disse...

Caro Victor Faria
E eu do lado de cá, fico muito grato ao amigo pela visita.
Abraços e um ótimo domingo! :-)

Adinalzir disse...

É isso aí, meu caro Valdeir Almeida!
A História não pode mais ficar restrita só as academias. Ela tem que estar em todos nós. Nos livros, nas revistas, na blogosfera, e em todos os lugares. Valeu!
Sua visita é sempre bem vinda por aqui. Um grande abraço! :-)