sábado, fevereiro 05, 2011

Jornal das estrelas

.
Assim que o alemão Gutemberg criou a imprensa, por volta de 1450, diversos livros, gazetas e pasquins se espalharam pelo mundo. Mas, no Brasil, o primeiro jornal aprovado pela Coroa portuguesa, a Gazeta do Rio de Janeiro, só surgiu com a vinda da família real para o Rio de Janeiro. Antes disso, só havia uns poucos impressos clandestinos.

Se a nova capital do reino só teve o seu primeiro jornal em 1808, a cidade de Manaus teve que esperar 43 anos para passar pela mesma experiência. No dia 3 de maio de 1851, alguns meses depois da criação da Província do Amazonas, começou a circular o semanal Cinco de Setembro.

O nome, dado em homenagem à data de criação da província, teve vida curta. Foi substituído, logo no ano seguinte, por A estrella do Amazonas. Por algum tempo, o jornal fez jus ao novo nome. Circulava então duas vezes por semana e, de acordo com o médico e explorador Robert Avé-Lallemant em No Rio Amazonas (1859), era impresso em papel melhor que a maioria dos jornais alemães.

No entanto, para o médico, que passou mais de 20 anos percorrendo o país, o periódico não era considerado "nenhuma estrela de primeira grandeza". O fato é que o pequeno jornal, menor que uma folha de papel A4, inaugurou a história da imprensa amazonense e inspirou as publicações que foram surgindo nos anos seguintes

Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional, maio de 2010.
.

14 comentários:

Victor Faria disse...

Olá, professor!
Nem imaginava como era e quando começara a circular o primeiro jornal amazonense.
Valeu por essa aula! Abraço!

Adinalzir disse...

Prezado Victor Faria
Nem eu sabia, só fiquei sabendo folheando um exemplar da RHBN. Essa é uma das muitas surpresas reveladas pela História.
Valeu pela visita e um ótimo domingo!

Fernando disse...

Olá prof.
Li e achei muito interessante seu post. Sabe o que ele me fez pensar? Ele trouxe a mente a questão das transformações ocorridas desde aquela época até os dias de hoje. Veja como houve transformações profundas na forma de divulgação de notícias. Seria legal fazer um ponte ligando o passado com o presente. Fica ai a dica.

Blog da Fofa disse...

Eu tbm não conhecia a história do jornal impresso. Quem diria q os primeiros jornais eram tão curtinhos ("menor que uma folha de papel A4"). Hj em dia tem tantas folhas, rsss... Adorei. O seu blog é um poço de cultura. Adoro. Um grande bjo

José Lima Dias Júnior disse...

Olá, professor!

Mesmo sendo condiserado o "quarto poder", a imprensa é essencial para a funcionalidade, divulgação e questionamentos dos atos governamentais, além da vida social e cultural de um país. O que não se pode admitir é um jornal, cuja linha editorial, submetido aos interesses das classes dominantes.

Um fraternal abraço!

Adinalzir disse...

Caro Fernando
Valeu pela dica. Em breve estarei postando mais notícias sobre a história dos jornais.
Abraços e muito obrigado pela visita!

Adinalzir disse...

Ao Blog da Fofa
Oi, Carolina!
Fico muito feliz com sua visita e agradeço seus comentários como sempre muito gentis.
Um grande abraço!

Adinalzir disse...

Prezado Prof. José Lima Dias Júnior
É isso aí! Devemos sempre lutar por uma imprensa livre e democrática em todos os sentidos.
Agradeço sua visita e comentário!

Leonardo Oliveira disse...

Durante a produção do meu tcc tive a oportunidade de pesquisar em jornais de Belém da 2° metade do século XIX e o que me chamou atenção foi a grande quantidade de anúncios, alguns bem curiosos sobre o efeito positivo do cigarro e medicamentos para problemas sexuais. Um grande abraço ao Professor Adinalzir e aos seguidores do "saiba história".

Adinalzir disse...

Prezado Leonardo Oliveira
Fico muito grato com sua visita e comentário. Estarei passando também lá no seu blog. Um grande abraço!

Unknown disse...

Boa noite Prof. muito interessante seu blog. Voltarei mais vezes.

Maris Stella

Prof. Fabiano Reis disse...

Olá professor Adinalzir, passando aqui ´para retribuir a visita e o comentário no meu blog e aproveitando para admirar seu conteudo histórico de execelente qualidade. Abraços, pois sucesso o Sr. Já tem muito.
Att. Eu

Adinalzir disse...

Ao ONG Carreiro de Tropa
Prezada Maris Stella
Agradeço pela visita e comentário. Volte sempre que precisar.
Um grande abraço!

Adinalzir disse...

Meu caro Prof. Fabiano Reis
Fico muito grato pela visita e comentário. Estarei sempre retribuindo igualmente.
Abraços! :)