sexta-feira, janeiro 14, 2011

Catástrofe na região serrana do RJ é uma das piores do mundo e a maior na história do Brasil


Aqui uma parte do centro de Nova Friburgo.

A Praça do Suspiro, também no centro de Nova Friburgo.

A lama que desceu sobre as casas num distrito de Teresópolis.

Os desabamentos de terra que atingiram a Região Serrana do Rio de Janeiro com as fortes chuvas no dia 12/11/2011, já está entre os dez piores deslizamentos dos últimos dez anos, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). A tragédia já vitimou mais de 800 pessoas, número superior ao de uma tragédia na China que até então ocupava a décima posição no ranking da organização.

Os dados foram divulgados no dia (14/01) e fazem parte do banco de estatísticas do Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres, que envia as estatisticas à ONU. De acordo com o centro, que tem sede na Bélgica, o deslizamento desta semana já é o segundo maior do mundo no último ano e o terceiro maior da década.

Além disso, o desastre na Região Serrana do Rio de Janeiro é o pior de toda a história do Brasil. Em relação ao número de vítimas, fica atrás apenas de uma enchente, também no Rio de Janeiro, que matou 785 pessoas, em 1967. No mesmo ano, 436 pessoas morreram em um deslizamento em Caraguatatuba, em São Paulo, que até então era registrado como o pior deslizamento do país.


Segundo a ONU, o maior desastre mundial relacionado a um deslizamento de terra aconteceu em 1949, na União Soviética, totalizando 12 mil mortos. Em 1941, o Peru enfrentou fortes chuvas que com deslizamentos vitimaram 5 mil pessoas, em 1941.


De acordo com especialistas do Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres, a tragédia do Rio de Janeiro é classificada como deslizamento, e não enchente - que tecnicamente ocorre quando o nível de água de um rio sobe além do normal e destrói casas construídas nas margens.


Fonte: Thaís Romanelli Opera Mundi


Quer saber mais sobre esse assunto?

Enchentes no Rio de Janeiro: uma história de 200 anos
Em vídeos, veja um histórico de tragédias causadas pelas chuvas no Brasil
Veja aqui mais fotos dos estragos das chuvas na região serrana do RJ
.

29 comentários:

Victor Faria disse...

Olá, professor!
Infelizmente, não é de hoje que catástrofes assim acontecem em nosso país. Quando o poder público tomará alguma providência de verdade? Todo ano é a mesma coisa: as tragédias aocntecem, investimentos são prometidos, mas na prática o que é feito não resolve o problema.
Que Deus dê força à estas famílias da Região Serrana!
Abraço!

José Lima Dias Júnior disse...

Olá , Prof. Adinalzir!

É lamentável, o que vem acontecendo no Estado do Rio de Jaenrio, a cada janeiro as cenas se repetem. O poder público (Município, Estado e União) são responsáveis em parte por tal situação, pois não fiscalizam ou impedem as construções nas encostas ou em regiões próximas. É muito triste ver a perda de pessoas e a destruição de cidades. Que as autoridades acordem e passem a traçar planos e ações para que amanhã ou depois tragédia como essa não se repita.

Desejo à estas famílias da Região Serrana Fé e Força para recomeçar.

Abraço!

Professor Josimar Tais disse...

Lamento por essa situação trágica. Tenho acompanhado os fatos pela televisão diariamente e isso me faz lembrar o que ocorreu aqui na minha região (Vale do Itajaí - SC) no final de 2008. A situação é semelhante e é triste ver isso se repetir ano a ano. Esperamos que as devidas providências sejam tomadas para que algo desse gênero não ocorra mais. Que o povo continue solidário a essa gente que tanto necessita de apoio e de bens materias, além, é claro, das nossas singelas orações.

Adinalzir disse...

Prezado Victor Faria
Essa é uma tragédia anunciada. Com cada vez menos verbas para prevenção. E os políticos sempre preocupados com reeleição do que com a administração pública; mais preocupados com a distribuição de cargos do que com a obrigação de fazer. Enquanto for assim, vamos chorar indefinidamente nossas indefesas vítimas.
Muito obrigado pela visita e um grande abraço!

Adinalzir disse...

Prezado Prof. José Lima Dias Júnior
Tenho 59 anos e, desde adolescente, acompanho a mesma situação. Desabamentos de encostas, transbordamento de rios, valas e canais. Milhares de mortos e desabrigados. Especialistas explicando as causas. A mídia faturando sobre a desgraça. Governantes se solidarizando com as famílias pela perda de um ente querido, visitando o local, quando a desgraça acaba, e beijando os sobreviventes. Verbas liberadas aos borbotões. Mas, proibir ou não autorizar construções na beira de rios, canais e valões, nos morros e encostas, enfim, em qualquer área de risco, esses governantes não têm coragem. Mesmo porque mais adiante inventam obras faraônicas que rendem milhões. Hoje, vemos choro e comoção. Em 2014, Copa do Mundo;em 2016, Olimpíadas. Ah, e o carnaval está chegando. Aí todos vão brincar e faturar! Mas para nós que somos conscientes, só resta mesmo rezar.
Abraços e um ótimo fim de semana!

Adinalzir disse...

Meu caro Professor Josimar
Tão impressionante quanto a tragédia na Região Serrana do RJ são a insensibilidade e a ignorância dos nossos políticos que resultam na ignorância do povo. Tudo isso é resultado principalmente de uma educação vergonhosa, da saúde vexatória, da prevenção praticamente inexistente, das verbas retidas ou desviadas para outras finalidades. Infelizmente, esse é o grande problema. Precisamos mesmo de muita solidariedade e muita oração.
Valeu, meu amigo, pela visita!
Um grande abraço!

G.D. News disse...

Toda esta desgraça que se abate sobre o Rio é lamentável, problema todos sabemos são os poderes públicos que sempre falham em sua principal tarefa, levar o bem-estar e a segurança à sociedade.
Vendo todas essas imagens só me vem uma frase a cabeça, a de Sebastião José de Carvalho e Melo: "E agora? Enterram-se os mortos e cuidam-se os vivos"...

Adinalzir disse...

Meu caro G.D. News
Essa catástrofe na Região Serrana do RJ reforça a tese de que grande parte do povo brasileiro está amparada, apenas, por uma política sórdida praticada por políticos inescrupulosos que trocam votos, permitindo construções irregulares para ricos e pobres. Chuvas e governantes demais providências e vergonha de menos! Chega de tantos ministérios, tantos cargos, tanta avidez e ganância!
Valeu pela visita!

G.D. News disse...

P.S
É meu amigo, os políticos brasileiros só mudam mesmo o modus operandi, mas levante as mãos pro ceu e agradeça, por não viver neste desvalido, sucateado e nada promissor Maranhão.
Um abraço

mulheresincriveis disse...

Oi Adinalzir,

Infelizmente temos que passar por mais uma tragédia em nosso país, todos os anos neste período ocorrem essas enchentes, porém o poder público parece que brinca com vidas, mas devemos usar estes canais para mostrar o quão sofremos e estamos indignados com tamanho descaso, pois não é uma novidade. Temos que parabenizar ao povo brasileiro pela mobilização e apoio a essas famílias. Desejo que este sofrimento acabe o quanto antes, para todos que vivem naquela região.

Adinalzir disse...

É isso aí, Elaine Marcelina!
Infelizmente ainda veremos por um bom tempo as consequências da incompetência dos nossos políticos. Só temos a lamentar e rezar por mais essa situação trágica.
Abraços e um ótimo domingo!

Adinalzir disse...

Meu caro G.D. News
Infelizmente a incompetência dos nossos políticos está presente em todos os estados brasileiros. Muitas vezes eles só mudam a maneira de agir e até os nomes se perpetuam.
Abraços! :)

Blog da Fofa disse...

Ai professor!! Tão triste isso né? Mto triste mesmo. Por mais que cada um ajude como possa, dá impressão que nunca será suficiente, mta vida foi perdida. Nossa só de lembrar das imagens me vêm lágrimas nos olhos. Um bjo meu querido amigo.

Leonardo Oliveira disse...

Olá Professor Adnalzir, que forma de começar o ano em? Estamos na torcida para que as pessoas desta região possam recomeçar suas vidas o mais rápido possível e que Deus ajude a todos a superar este momento difícil. Abraços e informo que o "História, Educação, e Cultura" já está na ativa para 2011.

Rodrigo Rocha disse...

Olá passei para conhecer seu blog ele é notº10, espetacular, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom

Adinalzir disse...

Ao Blog da Fofa
Oi, Carolina
O pior é que, passada as chuvas, vão limpar toda a sujeira, reconstruir pontes e estradas, liberar alguma grana do FGTS para quem tem saldo, antecipar o Bolsa Família, distribuindo muitas cestas básicas. Afinal de contas, amanhã será um novo dia... É muito triste!
Valeu pela visita e um grande beijo para você também!

Adinalzir disse...

Prezado Leonardo Oliveira
O pior é que nos próximos dias e meses, o governo federal prometerá mundos e fundos para a reconstrução das cidades, mas só 3% chegarão aos municípios, pois as prefeituras não farão os projetos necessários e o dinheiro acabará servindo para aumentar o superávit primário. Até que, em pouco tempo, uma nova tragédia aconteça e os novos governantes simplesmente irão dizer: "Choveu demais."
Agradeço sua visita e informo que estarei lá no "História, Educação e Cultura".
Um grande abraço!

Adinalzir disse...

Prezado Rodrigo Rocha
Agradeço sua visita e fico muito feliz com seus elogios e comentários.
Um grande abraço!

Adinalzir disse...

Prezado Ministério da Saúde
Fico grato pela visita. Entrarei em contato com vocês para que eu possa participar.
Um grande abraço!

Goliardos disse...

Olá professor,

Essas catástrofes estão cada dia mais frequentes. Aliás, sempre ocorreram e nada é feito para evitá-las. me parece que o poder público se omite em relação a isso. Só quando vem a tona os desastres que eles se manifestam.

Unknown disse...

Olá amigos/as, peço desculpas por só hoje interagir, pois estava sem acesso a net desde o dia 09/01/2011.
E por estar atrasado com as tarefas blogais farei outra visita e comentarei sua postagem.
Obrigado

Adinalzir disse...

Prezado Goliardos
Infelizmente, nossas autoridades não traçam planos ou ações para que no futuro tragédias como essa não se repitam. Só temos a lamentar.
Agradeço sua visita e comentário!

Adinalzir disse...

Meu caro Lucidreira
Já estava sentindo sua falta por aqui. Valeu pela visita.
Um grande abraço!

Unknown disse...

Foi extarrecedor esse acontecimento aí na região serrana do Rio de Janeiro, e o que você diz tem todo um fundamento, onde estão essas autoridades...
Nós baianos estamos empenhados e solidários a isso tudo, provavelmente na sexta-feira já partirão daqui 50 voluntários e muitas toneladas de donativos para as pessoas desabrigadas daí.
Mas, ficamos aqui com nossos botões, e aqui, que o período de chuvas é entre abril e maio, se caso vier a cair em um volume exagerado como foi aí, teremos catastrófico também. pois a cerca de vinte anos tivemos uma parecida, e eu especialmente trabalhei durante dois dias e noites seguidos junto com nossa equipe em procurar e restabelecer aos que perderam suas casas e familiares numa busca do que de, nem é bom dizer.
Espero que haja uma agilidade das pessoas envolvidas na busca dos desaparecidos e na limpeza geral dos municípios atingidos.
Abraço

Adinalzir disse...

É isso aí, meu caro Lucidreira!
Nesse momento a união vale mais do que mil palavras. Até quando vamos acreditar que "agora" as coisas vão mudar? Estou revoltado porque o povo trabalhador, honesto, acredita e confia, e os políticos aproveitam para agir em benefício proprio. Está na hora de darmos um basta nessa hipocrísia! E temos que entender também que o desmatamento contribui que essas catástrofes aconteçam!
Um grande abraço!

Construindo História Hoje disse...

Um acontecimento lamentavel que poderia ter sido evitado se houvesse mais responsabilidade por parte da defesa civil em informar os moradores das vastas chuvas iminentes.

Abraços,
Leandro

Pamella disse...

Boa tarde Professor,

Adorei o seu blog. Muito informativo.
Infelizmente situações como estas ainda são vistas no Brasil,apesar de existir maneiras para evitar esses desastres. É uma vergonha esse número astronomico de mortos que vai aumentando a cada dia.
Acho que com tantos meios de se evitar essas situações, isso deixa de ser uma catástrofe e passa a ser assassinato.

Pamella

Adinalzir disse...

Boa noite, Professor Leandro!
Infelizmente, a natureza tem sido agredida ao longo de séculos e, mais cedo ou mais tarde, ela mostra seu poder. De um lado, o povo em busca de moradia; do outro, políticos inescrupulosos e seus representantes numa ganância por dinheiro e poder.
Abraços e agradeço pela visita!

Adinalzir disse...

Boa noite, Pamella!
Fico muito grato com sua visita e comentário. Infelizmente, a grande maioria dos políticos que temos em nosso país é mera caçadora de votos e visa apenas seus interesses particulares. Depois das catástrofes eles se escondem, e só aparecem na próxima. De uma coisa estamos certos, a culpa não é só da natureza.
Abraços e estarei lá no seu blog!