domingo, agosto 08, 2010

Um velho vício no Brasil

.
Para um grupo que está há muito tempo instalado no poder, é difícil largar as tetas do governo. Este foi o caso dos políticos derrubados pela Revolução de 1930.

Desde o final do século XIX, a Presidência da República era ocupada segundo um acordo entre as elites políticas e econômicas regionais, era a chamada política dos governadores.
O movimento que levou Getúlio Vargas ao Palácio do Catete acabou pegando muita gente de surpresa.

Um diretor da Central do Brasil, empresa ferroviária estatal, foi preso no município de Barra Mansa (RJ) tentando fugir. E o funcionário não estava totalmente desprevenido: o sujeito carregava consigo oito mil contos de réis do erário público.


Estamos em época de eleições. Qualquer semelhança com os dias atuais é mera coincidência. Ou não?

.

15 comentários:

José Lima Dias Júnior disse...

Olá, Professor!

Fico grato pelo belo informativo. Ele torna-se mais um dos suportes pedagógicos que nós professores podemos utilizarmos.

Le disse...

Infelizmente estes atos de corrupção se tornaram presentes na administração do dinheiro público. E ainda vem ai a tal da copa do mundo e das olimpíadas. Vai ser uma festa!!! Talvez essa falta de compromisso dos nossos administradores para com a verba pública possa ser explicada pelo fato de que historicamente os representantes do Estado tambem sejam parte da elite dirigente do nosso país. Sobre essa temática ver "A construção da ordem" de José Murilo de Carvalho.
OBS: Mais uma vez, parabéns pelo blog.

Leonardo Oliveira disse...

Oi Professor, o comentário do "le" é meu: Leonardo Oliveira. Na hora de colocar o nome apertei o enter sem querer ai saiu só o "le". Gostei do blog, por isso voltei. Até mais!

Anônimo disse...

Do ponto de vista individual, a história de uma pessoa compõe muito do que ela é no presente. Com uma nação ocorre a mesma coisa.

Percebo que só conseguirei entender de fato o que o Brasil é hoje se conhecer mais profundamente a sua história, o que explica muito da nossa realidade.

Vale a pena estudar História!

Beijos

Obs: meu novo blog: poetica-do-corpo.blogspot.com ;)

Adinalzir disse...

Prezado José Lima Dias Júnior

Agradeço o seu comentário e volte sempre que puder.

Um grande abraço!

Adinalzir disse...

Prezado Leonardo Oliveira

Infelizmente esse tipo de prática é uma doença contagiosa na história do nosso país. Creio que a cura só virá com Educação.

Valeu pela dica do livro do José Murilo de Carvalho.

Muito obrigado pela visita!

Adinalzir disse...

Prezada Giovana

Acredito que nenhuma cidade ou nação pode ser construída sem História. Importante é saber que a partir do momento em que pensamos, analisamos e criticamos - positiva ou negativamente - estaremos sempre fazendo História.

Agradeço a sua visita e estarei passando lá no seu novo blog.

Beijos, :-)

Victor Faria disse...

Como se vê, a História mostra que não é por acaso que o Brasil está nessa situação. Basta olhar para o passado, e teremos explicações para muitas coisas.

Obs.: Também coloquei o link do "Saiba História" em minha lista de parceiros.

Abraço e uma ótima semana, professor!

Adinalzir disse...

Prezado Victor Faria

É isso aí, precisamos estudar a História para não repetirmos os erros do passado.

Muito obrigado pela visita e uma ótima semana para você também!

Vanessa Sousa disse...

Por maiores que sejam os erros políticos no nosso país creio que parte da culpa vem dos próprios brasileiros. Muitos desfazem do direito do voto e outros mal se interessam ou procuram conhecer seus candidatos ..

Um recadinho!
O Nas águas da História mudou de endereço!
http://nasaguasdahistoria.blogspot.com/
Conto com sua presença.
Um beijo!

Vanessa Sousa
http://nasaguasdahistoria.blogspot.com/

Adinalzir disse...

Prezada Nesuka

Concordo plenamente com você, o povo brasileiro ainda vai sofrer muito com os nossos políticos. Infelizmente, falta ética e cidadania na maioria da nossa população.

Adorei a sua lista de blogs, fez uma seleção bem legal. É isso aí! Continue assim, gostando de História e estudando muito.

Beijos!

Valdeir Almeida disse...

Olá, professor Adinalzir.

Olha, eu acho que não é mera coincidência, não. O que se vê hoje, é a continuação daquela história.

O Brasil até que - a passos lentos - está tomando consciência de que se deve evitar o mal, antes que ele se instale (leia-se "Projeto Ficha Limpa"), mas é preciso mais. Na semana passada, por exemplo, a população preferiu torcer a ser eleitor; isto é, o debate com os presidenciáveis (na Band) alcançou míseros pontos no IBOPE, enquanto a Globo, que transmitiu o futebol, venceu com folga.

Abraços.

Adinalzir disse...

Prezado Valdeir Almeida

Perfeitamente... Quanto ao Projeto Ficha Limpa, fico orgulhoso de ter contribuido para a sua criação com a minha assinatura. E concordo com você, é preciso fazer ainda mais para melhorar essa terrível situação.

Grato pela visita! :-)

Unknown disse...

Isso é a pura verdade, nós temos que ficar de olho neste larapios dos cofres público.
É o velho vício que não é de linguagem, e sim de mamagem.
Abraço

Adinalzir disse...

Caro Lucidreira

Realmente, aqueles que mamam nas tetas do governo, roubam o nosso dinheiro. E infelizmente isso se perpetua.

Um grande abraço e muito obrigado pela visita!