21.4.10

Meus parabéns pelos 50 anos de Brasília!

.
Como JK tomou essa importante decisão? Leiam um trecho do livro de JK: "Por que Construí Brasília".

"Tudo teve início na cidade de Jataí, em Goiás, a 4 de abril de 1955, durante minha campanha como candidato à Presidência da República. Os políticos que me antecederam realizavam sua pregação ao longo das cidades e capitais, situadas na faixa litorânea. Só ocasionalmente quebravam a linha desse roteiro, concordando em fazer um comício num centro populacional do interior. A conduta que adotei era inédita, e revelou-se da maior eficiência possível. Ao invés das populações do litoral, iria falar, em primeiro lugar, aos eleitores do Brasil Central."

"Daí a razão por que o meu primeiro comício foi realizado justamente em Jataí, cidade perdida nos sem - fins de Goiás. No discurso que ali pronunciei, referindo-me à agitação política que inquietava o Brasil e contra a qual só via um remédio eficaz - o respeito integral às leis -, declarei que, se eleito, cumpriria rigorosamente a Constituição. Contudo, era meu hábito, que viera dos tempos da campanha para a governadoria de Minas Gerais, estabelecer um diálogo com os ouvintes, após concluído o discurso de apresentação da minha candidatura. Punha-me, então, à disposição dos eleitores para responder, na hora, a qualquer pergunta que quisessem formular-me."

"Foi nesse momento que uma voz forte se impôs, para me interpelar: ‘O senhor disse que, se eleito, irá cumprir rigorosamente a constituição. Desejo saber, então, se pretende pôr em prática o dispositivo da Carta-Magna que determina, nas suas Disposições Transitórias, a mudança da capital federal para o Planalto Central’. Procurei identificar o interpelante. Era um dos ouvintes, Antônio Carvalho Soares - vulgo Toniquinho - que se encontrava bem perto do palanque. A pergunta era embaraçosa. Já possuía meu Programa de Metas e, em nenhuma parte dele, existia qualquer referência àquele problema."


"Respondi, contudo , como me cabia fazê-lo na ocasião: ‘Acabo de prometer que cumprirei, na íntegra, a Constituição e não vejo razão por que esse dispositivo seja ignorado. Se for eleito, construirei a nova capital e farei a mudança da sede do governo’. Essa afirmação provocou um delírio de aplausos. Desde muito, os goianos acalentavam aquele sonho e, pela primeira vez, ouviram um candidato à Presidência da República assumir, em público, tão solene compromisso."

Fonte: http://www.cesarmaia.com.br/

E só para lembrar... Desejando um bom feriado a todos... Gostaria de registrar que hoje também se comemora o dia de Tiradentes.
.

6 comentários:

Matheus Blach disse...

Olá.. conheça estes blogs também.. são muito legais, assim como o seu:

http://matheusblach.wordpress.com/
http://luzcamerahistoria.wordpress.com/

Professor Josimar disse...

Quem dera se os políticos de hoje realizassem pelo menos a metade daquilo que prometem em suas campanhas eleitorais... mas pra isso é preciso coragem, determinação e, principalmente, CARÁTER. JK foi um exemplo de que é possível conjugar na prática verbos como sonhar e realizar, prometer e cumprir. Parabéns Brasília.

Prof. Adinalzir disse...

Prezado Matheus Blach

É claro que irei visitar... Com toda certeza.

Muito obrigado pela visita!

Prof. Adinalzir disse...

Meu caro Professor Josimar

Realmente, CARÁTER é o que mais falta na maioria dos nossos políticos. São raros os exemplos como os de JK. Hoje, Brasília só deve se orgulhar!

Valeu pela visita!

lucidreira disse...

Gosto de ler e sentir todos os ditos que posta em sua página.
Não deixa passar em branco as datas históricas.
Parabéns prof.

Prof. Adinalzir disse...

Prezado Lucidreira

É uma pena que não dá para colocar aqui todas as datas históricas. Mas é sempre muito importante estar atento aos fatos.

Agradeço pelos elogios e volte sempre que puder!

BlogBlogs.Com.Br