quinta-feira, janeiro 21, 2010

O caos no Haiti em 2010 e em Lisboa em 1755

.
Ao ver as imagens do Haiti não posso deixar de lembrar do terrível terremoto de Lisboa no século XVIII. Naquela época, parece que o caos foi bem maior que o de Porto Príncipe.

O que presenciamos hoje no Haiti está sendo mais do que um forte terremoto. É a destruição do centro de um país sempre renegado pelo mundo. É o resultado de intervenções, massacres e ocupações que sempre tentaram calar a primeira república negra do mundo. Infelizmente, os haitianos estão pagando até hoje por essa ousadia.

Além do mais, podemos perceber que por trás do discurso de ajuda às vítimas dessas tragédias, há um jogo de interesses nacionais cada vez mais forte. E aos poucos essa ajuda humanitária vai se transformando em um projeto político, militarizado e estratégico. É só observarmos a atuação dos EUA e de outros países, ao longo da História.

"Em 1 de novembro de 1755, Lisboa foi destruída por um terremoto grau 9 na escala Richter, seguido de um tsunami com ondas de 20 metros de altura. Dos 275 mil habitantes de Lisboa, pelo menos 90 mil morreram. 85% das construções de Lisboa foram destruídas. E não faltaram os saqueadores.

Sebastião Melo, depois Marquês de Pombal, primeiro-ministro do Rei de Portugal D. José I, assumiu o comando total da situação com a frase que ficou famosa: "Enterram-se os mortos e cuidam-se os vivos". Abrigou a população sobrevivente em tendas, assistiu-a e convocou os que podiam para os trabalhos.

Realizou imediatamente um trabalho de levantamento detalhado da situação em cada bairro, incluindo as observações sobre o fenômeno... Reprimiu com pena de morte os saqueadores. Priorizou a saúde pública e com isso não houve nenhum surto de doenças em função do terremoto.

Convocou o arquiteto Eugenio dos Santos e os engenheiros Manuel da Maia e Carlos Manuel, para fazer o plano e executar a reconstrução de Lisboa. Lisboa era uma cidade moura, cheia de vielas, como hoje se pode ver em Alfama. Foi reconstruída a partir da Praça do Comércio com eixos ortogonais, num desenho de quadras no estilo espanhol.

Estabeleceu a polêmica com a Igreja, culminando com a pena de morte para o Padre jesuíta Gabriel Malagrida, que em 1756 publicou o livro "Juízo da verdadeira causa do terremoto", onde pregava ter sido o terremoto um castigo divino e que não se devia proteger os desabrigados, pois o infortúnio desses se consolava com procissões e orações.

A polêmica levou o filósofo Imanuel Kant ("O Terremoto de Lisboa de 1755") a se debruçar no assunto, levantando terremotos anteriores de forma a provar que se tratava de um fenômeno geológico, explicado cientificamente e não através de crenças. Os levantamentos detalhados feitos por Pombal e o questionamento de Kant abriram o estudo da sismologia."

Veja desenho da situação de Lisboa após o terremoto. Veja Lisboa antes do terremoto.

http://farm5.static.flickr.com/4013/4285969809_7ace6607d2_o.jpg

http://farm5.static.flickr.com/4042/4286712018_bee15f51bc_o.jpg

Fonte: http://cesarmaia.blogspot.com/

Saiba mais sobre o terremoto do Haiti em
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u681919.shtml
.

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o post. Já espalhei a dois portugas, eheheh

:-*

Adinalzir disse...

Valeu, Gigi!

Agradeço pela visita. Acredito que os blogueiros de Portugal também irão gostar.

Beijos, :-)

Coyote Archery BR disse...

offtopic
2010 chegou! O BRASIL ESPERA QUE FAÇAMOS NOSSA PARTE LIMPAMDO O CONGRESSO
“ELEJA, NÃO REELEJA”, O CONGRESSO, AQUELE SHOW DE HORRORES, COM CPIS TERMINANDO EM PIZZA, CONGRESSISTAS ARROGANTES E CORPORATIVISTAS, ACOBERTANDO UNS AOS OUTROS.
OS CONGRESSISTAS SABEM O QUE ALI OCORRE, POREM SÃO CONIVENTES!
ALGUNS CRITICAM SEUS PARES, MAS FALTA CORAGEM.
LAMENTÁVEL PORQUE PRECISAMOS DE HOMENS QUE MORALIZEM AQUELAS INSTITUIÇÕES.

Estou divulgando em meu blog uma lista com todos os Fichas Suja.
Peço que visite o blog, copie a lista e poste no seu, esta chegando a hora da gente reagir contra toda aquela bandalheira.

grato
Lord - http://caranovanocongresso.blogspot.com/2010/01/lista-de-politicos-com-ficha-suja.htm

Adinalzir disse...

Prezado Lord

Estamos juntos. Concordo plenamente. Pode deixar que em breve publicar no meu blog.

Valeu e agradeço por me seguir! :-)

Carolzinha disse...

Oi, Prof

Acho que o caos no Haiti foi castigo de Deus. Os homens estão muito maus.

Bjos.

Adinalzir disse...

Olá, Carolzinha

Nesse caso só Deus é quem sabe...

Valeu pela visita e comentário!