segunda-feira, janeiro 04, 2010

Ilha Grande, onde História e Natureza se encontram

.
Dois anos após o Descobrimento do Brasil o navegador Gonçalo Coelho que já havia batizado o Rio de Janeiro, descobriu em 06 de Janeiro de 1504, a Ilha Grande. A princípio eles pensavam que a Ilha fosse um continente e ao seu leste, a desembocadura de um grande rio. O nome surgiu por índios Tamoios que a chamavam de "Ipaum Guaçu", expressão que significa Ilha Grande. Saiba mais

Depois de tantas tragédias e vítimas. E sabendo que a Natureza também faz parte da História. Eu me pergunto: O que mais terá que acontecer para começarmos a respeitar a natureza?


Essas manifestações climáticas com resultados trágicos são, com certeza, produto dos abusos do homem. Desde jogar lixo ou construir em lugares indevidos, até a recusa em diminuir a emissão de gases poluentes. E como sempre qualquer um de nós pode ser a próxima vítima.


E tem mais... Você sabia que a Ilha Grande é uma Área de Proteção Ambiental (APA) de tutela do Estado? Então de quem é a culpa?
Quer saber? Clique nos links, participem e tirem suas próprias conclusões.

http://www.ilhagrande.com.br/pages/br_parques.html
.
http://www.ilhagrande.com.br/sosilhagrande.html

A Ilha Grande é um patrimônio inalienável da Natureza, um santuário que deve ser preservado em sua magnitude e beleza sem igual.

.

13 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Professor, como vai? Espero que bem. Sinto-me mais rico e mais irmão dos Tamoios após ler seu texto. Participo plenamente da indignação que pude sentir em suas palavras, certa vez, logo após ter ocorrido um desabamento com crianças soterradas em São Paulo, declarei minha indignação (postagem do jefhcardoso do dia 13.12.09).

Prof. Adinalzir, quero aproveitar esta visita para dizer ao senhor que lhe citei em minha última postagem. Espero que não fique vexado comigo (sorrio amigavelmente).

Abraço: Jefhcardoso, ao seu dispor.

Adinalzir disse...

Caro Jefhcardoso

Muito me alegra saber que você gostou do texto. Realmente certas coisas que acontecem neste país nos indignam. De modo que sempre é bom extravasar. Também agradeço por me citar no seu blog.

Um grande abraço e muito obrigado pela visita! :-)

Carolzinha disse...

Oi, Prof!

Que saudades... Adorei a postagem!

Bjos e um feliz 2010!

Marco Túlio Freire Baptista disse...

Prof. Adinalzir, muito oportuna a sua postagem. Bom sempre lembrar que se o Estado faz vista grossa para as ocupações irregulares (principalmente numa área de preservação) é porque o dinheiro do contribuinte está sendo usado para outros fins e, obviamente, não está sendo empregado para possibilitar uma vida digna para todo cidadão brasileiro.

Parabéns e um grande abraço,

Baptista

Adinalzir disse...

Valeu, Carolzinha!

Muito obrigado pela visita. Um feliz 2010 para você também.

Beijos, :-)

Adinalzir disse...

Prezado Marco Túlio Freire Baptista

Agradeço a sua visita e comentários.

Concordo plenamente com você. No caso do Rio de Janeiro, o nosso atual governador é o grande vilão. E ele só põe a culpa nas prefeituras.

Abraços, :-)

esteblogminharua disse...

Caro amigo, parabens pela postagem. Gostei muito, mesmo! Entre 1969 e 1971 acampei algumas vezes em Angra, e uma vez na Ilha Grande. Na época conhecemos Madame Satã. Hj., pela tv, vejo e ouço com profunda tristeza as notícias dessas tragédias. Mas sua postagem me deu um pouco de conforto. Obrigado tb. pela visita.
Abraços paraoaras, Franz

Adinalzir disse...

Caro Franz

Fico muito feliz em saber que minha postagem lhe trouxe conforto e lembranças passadas. Esse foi um dos objetivos do texto: Alertar a todos sobre a importância da Ilha Grande.
Agradeço a sua visita e comentários.

Abraços cariocas, :-)

A nossa Geografia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A nossa Geografia disse...

Professor, desejo-lhe um 2010 de muita paz e realizações e agradeço a visita ao meu blog.

A natureza não agride o homem, ela apenas se defende. Está dando provas seguidamente que está mais do que na hora de tomarmos consciência, e principalmente, atitudes, para reverter esse quadro, antes que seja tarde demais.

"O Brasil não tem povo, tem plateia." Será? Temos que agir! Um grande abraço! ;)

Adinalzir disse...

Oi, Anira!

É isso aí, concordo que a Natureza tem sempre a resposta certa no momento certo. E não importa o tipo de agressão que o homem faz a ela. E para reverter isso, a nossa "platéia" precisa agir e urgente.

Um ótimo 2010 e muito obrigado pela visita! :-)

Dige da Silva disse...

Olá Professor,

Acho sempre de grande valia ressaltar a importância de se preservar o meio ambiente.

Abraços

Adinalzir disse...

Oi, Da Silva!

Agradeço a sua visita e comentário. Defender o meio ambiente é sempre muito importante.

Também deixei uma mensagem lá no seu blog.

Abraços, :-)