domingo, novembro 01, 2009

A criação das primeiras universidades

.
As universidades eram uma das instituições mais importantes e significativas da época medieval, inclusive porque não existia um modelo equivalente nas outras civilizações vizinhas, judias, árabes, ou outras anteriores.

A sua criação resultou de um processo complexo para o qual convergiram fatores sociais, culturais e históricos.

Podemos dizer que as escolas das catedrais, cujo crescimento alcançou maior importância no século XII, e os métodos de ensino que nelas se desenvolveram representaram uma etapa decisiva na formação das universidades contemporâneas...
Saiba mais. Clique aqui
.

10 comentários:

Carolzinha (aluna) disse...

Oi, Professor!

Adorei o texto. Gosto muito de ler sobre Idade Média.

Beijos,

ericsiq disse...

Fantástico esses seus textos,objetivos e precisos! Valeu.

Adinalzir disse...

Valeu, Carolzinha!

Minha querida aluna nota dez. Muito obrigado pela visita e comentários.

Beijos, :-)

Adinalzir disse...

Oi, Eric Siqueira

Valeu pelos comentários. Muito me honra a sua visita.

Abraços, :-)

André Luis Mansur disse...

Olá, professor, fico muito feliz que o contato com o Ronaldo tenha sido um sucesso. Acho que vocês terão muitas informações boas para trocar.

Grande abraço!

Anônimo disse...

olá professor! Eu me chamo Ana Rocha e estou cursando o segundo semestre de licenciatura em história na modalidade a distãncia da Universidade Estadual da Bahia. Estamos fazendo uma pesquisa sobre o trabalho do históriador,e importancia das fontes históricas. Encontrei muita coisa em textos diversos do seu blog e estou os utilizando. O trabalho é com base no filme Narradores de Javé, filme de 2003 dirigido por Eliana Caffé. O Senhor já assistiu? Gostaria que comentasse algo sobre o filme ou sobre a importancia das fontes históricas e do trabalho comprometido de historiadores. Se puder entrar em contato comigo ficarei muito grata pela ajuda no meu trabalho. meu e-mail: anynharq_000@hotmail.com
obrigada desde já
Ana Rocha

Adinalzir disse...

Prezada Ana Rocha

Enviei hoje para o seu e-mail as informações solicitadas. Não esqueça de me enviar uma resposta.

Agradeço a sua visita e os comentários.

Abraços, :-)

Adinalzir disse...

Caro André Luiz Mansur

Agradeço a sua visita e muito obrigado pela indicação.

Abraços, :-)

Dige da Silva disse...

Olá Professor,

Fiquei bastante surpresa ao buscar nos links e descobrir que as Universidades mais antigas listadas foram criadas em Marrocos e Egito. Tive a oportunidade de conhecer a Universidade Católica de Leuven na Bélgica e fiquei realmente maravilhada tanto com a parte física (construções, equipamentos, infra-estrutura) quanto com o quadro humano.

Abraços.

Adinalzir disse...

Oi, Da Silva!

Que bom saber que você conhece a realidade de uma universidade na Bélgica. É uma pena que as nossas no Brasil ainda deixam muito a desejar.

Adorei a sua visita!

Abraços, :-)