sexta-feira, agosto 28, 2009

Mais dicas da Revista História Viva

.
Dom Quixote escapa da Inquisição. Para contar aventuras de seu cavaleiro errante, Miguel de Cervantes driblou a censura e negou a autoria de sua obra. Um cuidado justificado: seu livro era uma sátira cruel da Espanha da época.

http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/dom_quixote_escapa_da_inquisicao.html

Lisboa, antigo viveiro de ambições. No século XV, a capital portuguesa e seu porto atraíam exploradores e produtos exóticos de muitas partes do mundo. Mais parecia uma torre de Babel, ainda que jamais tenha perdido o ar provinciano. As marcas desse passado estão à disposição do visitante.

http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/lisboa_antigo_viveiro_de_ambicoes.html

Encontrada nova cópia da carta de fundação dos EUA.
O documento estava escondido no meio da correspondência de colonizadores americanos interceptada pela Inglaterra no século XVIII.

http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/encontrada_nova_copia_da_carta_de_fundacao_dos_eua.html

A escrita chinesa - Mostra leva o visitante a uma viagem da pré-história à era da informática.

http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/a_escrita_chinesa.htmll-

Iraque, em versão protegida. O acervo do Museu Nacional do Iraque, que conta 6 mil anos de história das civilizações mesopotâmicas, ganhou uma versão digital e em três dimensões.

http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/iraque_em_versao_protegida.html

Valeu, Fernanda, pelas dicas!
.

6 comentários:

SSMartinelli disse...

Professor, tudo bem?

Visito sempre seu blog, adoro seus post!

faz tempo que tenho uma dúvida sobre história e gostaria de perguntar: O primeiro grande império foi o persa? Se sim,isso a cultura dos povos?

Obriagda,
bj

Adinalzir disse...

Oi, Nassih Sari

É um grande prazer tê-la por aqui.

O primeiro grande Império persa, cuja extensão foi registrada pela história, deixou para a civilização grega e ao mundo heranças significativas tais como: o conceito do bem e do mal, a idéia da alma, o valor do fogo como símbolo universal, a doutrina da preexistência das idéias e a divinização do tempo. Em pouco mais de duzentos anos, o Império Persa, estendeu-se do noroeste iraniano ao mar Egeu, constituindo um verdadeiro elo entre os povos do Ocidente e do Oriente. Nos seus vastos domínios reuniram médicos e artistas gregos, lídios e egípcios; uma legião de escribas babilônicos e um grande repertório de experiências técnicas, comerciais, militares e culturais.

Além do Império Persa, veja quanto duraram outras civilizações e impérios que passaram pelo planeta desde o começo da história.

Babilônios (1894 a.C. a 539 a.C.) Civilização que floresceu em torno da cidade da Babilônia. Ficaram conhecidos pelo Código de Hamurabi, a primeira compilação de leis que se conhece. Desapareceram após a derrota para Alexandre, o Grande.

Egípcios (3100 a.C. a 30 a.C.) Os egípcios foram a civilização de maior destaque antes dos gregos e dos romanos. Formada cerca de 3 milênios antes de Cristo pela unificação de várias comunidades à beira do Nilo, a civilização foi subjugada pelos persas em 525 a.C. e desintegrou-se.

Maias (1500 a.C. a 1400 d.C.) O Império Maia ocupou uma área que vai do atual Belize até o México, construindo cerca de 15 cidades. Seu desaparecimento, no século 15, antes da conquista espanhola, pode ter ocorrido devido a lutas entre essas cidades.

Gregos (1200 a.C. a 323 a.C.) A civilização grega mudou o mundo ao desenvolver o conceito de democracia e estimular atividades como filosofia, poesia, dramaturgia, artes plásticas, ciências, esportes e arquitetura. Ela desapareceu gradualmente quando foi dominada pelos romanos.

Romanos (753 a.C. a 476 d.C.) Com a herança grega, desenvolveram o direito, a engenharia e a arte. A decadência veio nos primeiros séculos do cristianismo. O império acabou por causa das invasões germânicas.

Astecas (1250 d.C. a 1521 d.C.) Povo que ocupou o México e fundou belas cidades, ainda que boa parte da população fosse de agricultores. Usavam sementes de cacau como moeda. Implantaram o serviço militar obrigatório e construíram intrincadas obras de engenharia. Foram destruídos pelos espanhóis.

Será que te respondi?

Beijos! :-)

Tathiana disse...

Oi professor
Indiquei seu blog para receber um selo de reconhecimento. Passa lá no Diário da Educação, pegue o selo e indique mais 10 pessoas para recebe-lo.
Abraços!

Adinalzir disse...

Valeu Tathiana pela indicação!

Já fiz um post de agradecimento e indiquei outros 10 parceiros.

Beijos! :-)

SSMartinelli disse...

Olá Professor !

Respondeu sim, mto obrigada! Fiquei ainda mais interessada no assunto, você tem algum livro para indicar?

Obrigada mais uma vez :)

Adinalzir disse...

Olá, Nassih!

Recomendo dois bons livros sobre o Império Persa. Você pode comprá-los ou acessá-los em alguma biblioteca:

David Asheri - "O Estado Persa", S. Paulo, Perspectiva, 2006.

Tom Holland - "Fogo Persa - O primeiro império mundial e a batalha pelo Ocidente", Rio, Record, 2008.

Se quiser comprar online acesse:

http://www.travessa.com.br/FOGO_PERSA_O_PRIMEIRO_IMPERIO_MUNDIAL_E_A_BATALHA_PELO_OCIDENTE/artigo/B061DA51-3591-483A-AC32-6724AA1261EE

Valeu pela visita e os comentários!

Beijos, :-)