terça-feira, agosto 11, 2009

Dia do Estudante

.
Em tempos de gripe suína, com escolas fechadas, medo de contágio, dúvidas e mais dúvidas. Eis que me vem na lembrança a data de hoje, em que se comemora o Dia do Estudante.

Estudante é todo aquele que se dedica a aprender e tem fome de conhecimento. E já que você gosta de aprender coisas vamos falar um pouco da origem desse dia.

Você sabe por que ele é comemorado no dia 11 de agosto?

Porque no dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. Ele fez isso para quem quisesse estudar não precisasse mais ir para Portugal ou Coimbra atrás de conhecimento.

Cem anos depois, em 1927, Celso Gand Ley propôs uma homenagem a todos estudantes do país. Desde então até hoje comemora-se essa data.

E para homenagear a todos os Estudantes, nada melhor do que colocar o vídeo original da música Coração de Estudante com o próprio Milton Nascimento. Este video foi gravado no colégio "Dante Alighieri" em São Paulo. No ano de 1985, se não me engano.

É uma música que resgata a inocência dentro de cada um de nós, a esperança inabalável da nossa juventude. De um tempo em que se sonhava, em que se tinha esperança, em que se lutava por algo em que se acreditava. De um tempo em que se andava nas ruas sem medo. Ouçam:


20 comentários:

Anônimo disse...

Ai, meu deus... E aqui, ficando doida de estudar pelo vestibular! rs

É gostoso estudar, é bom. Ainda mais com o Google às nossas mãos, ficou ainda mais fácil o acesso ao conhecimento. Ou seja, só não estuda quem não quer!

Fora que várias cidades possuem bibliotecas, seja elas grandes ou pequenas, com acervos bastante proveitosos e de todas as áreas.

A internet é muito boa, mas... Livro é livro, não é mesmo? ^^

Beijos!

Adinalzir disse...

Oi, Gigi!

Você como sempre é a primeira a comentar os meus posts. Valeu!

Estude bastante para o vestibular e meus parabéns pelo Dia do Estudante. Aqui na minha cidade, nós temos a Biblioteca Nacional e muitas outras. Mas para estudar, o livro será sempre o livro, não tem igual.

Beijos!:-)

**Escola Dona Helena Guilhon** disse...

Sempre estamos por aqui acompanhando seu trabalho professor, você é figura marcante no blogs educativos. Abraço.

Rose disse...

Olá, fessor..rsrssrr.
Que bom saber que sua tartaruga é dorminhoca.Tenho um jabuti, mas não deixo solto no jardim, pois "amassa" tudo por onde passa.
Obrigada e mostre-nos sua mata.
Bjs, querido.

Anônimo disse...

Ahhh... Estou fazendo o possível!

Encontrei um site muito bom, www.portalsaofrancisco.com.br, conhece? Tenho estudado História por ele, hoje mesmo li muito sobre Rev. Industrial e Rev. Inglesa. Também há muito sobre Literatura (as outras disciplinas não cheguei a ver). Inclusive, na parte de História, há muitas curiosidades históricas, de repente pode servir como uma das fontes para seu blog! Dê uma olhadinha!

Beijos

NTE BELÉM-PA disse...

Oi, Companheiro. Muito boa essas postagens (dia do Estudante e sobre a gripe). Parabéns!
E obrigado pela visita.
Paraônicamente,
Franz

A nossa Geografia disse...

"fome de conhecimento" essa é a nossa grande missão, não deixar nossos alunos perderem o "apetite".
Seu blog contribui muito para isso, sempre com assuntos interessantes e atuais.
Parabéns, mais uma vez, e obrigada pela visita.

Adinalzir disse...

Olá, Escola Dona Helena Guilhon

Agradeço a visita de vocês e voltem sempre!!

Abraços,:-)

Adinalzir disse...

Valeu, Rose!

Agradeço a sua visita. Assim que terminar o inverno por aqui te envio fotos do canteirinho de "mata atlãntica". Quanto a tartaruga, cometi um ato falho. É um jabuti, rsss...

Beijos!

Nelza Jaqueline disse...

Adorei o vídeo, obrigada pelas felicitações pelo dia do estudante e por contar a história do dia do estudante, agora entendi porque é no mesmo dia do advogado. Ótimo blog, abraços

Adinalzir disse...

Oi, Gigi!

Valeu pela dica do Portal São Francisco. Achei ótima! Adorei a parte de História e inclusive já coloquei nos meus favoritos para futuros posts. E continue estudando bastante, pois estou torcendo por você.

Beijos!

Adinalzir disse...

Valeu Franz!

Sua visita é sempre uma honra aqui neste espaço. Agradeço pelos comentários. Volte sempre!

Abraços,

Adinalzir disse...

Oi, Anira!

Concordo com você que esta é a nossa missão. Muito obrigado pelos elogios!

Abraços,:-)

Adinalzir disse...

Oi, Nelza Jaqueline

Agradeço sua visita e os seus comentários. E olha que eu até havia me esquecido que era também o dia do advogado. Valeu pela lembrança!

Abraços!

Anônimo disse...

Obrigada, Adinalzir!!

Visitei o site... Nossa, imaginou ver tudo bem de pertinho?? Deve ser uma sensação bem diferente... Eu iria "viajar" muito com essa minha cabecinha, rsrs

Beijos!

Adinalzir disse...

Oi, Gigi!

Que bom que você gostou. E olha que lá agora, são aproximadamente 16:50h. Mas não dá para se perceber se o tempo está nublado ou é tempestade de areia.

É como se estivessemos no tempo dos faraós.

Beijos! :-)

Cris disse...

Oi professor, obrigada e esqueci de informar que eu repassei o selinho do Rock para vc, espero que goste, beijos e tudo de bom

Adinalzir disse...

Muito obrigada, Cris

Seja sempre bem vinda neste espaço. Só não consegui receber o selinho do Rock. Por que será?

Beijos! :-)

Jorge Bernardo disse...

Adorei o teu blogue professor, adorei a musica do Milton Nascimento, eu tenho medo de não saber nada da vida e de querer saber tudo e não ter tempo para viver. Obrigado professor Adinalzir.

Adinalzir disse...

Valeu, Jorge Bernardo!

Também gostei do teu blogue. É "massa", como dizem aqui no Brasil! Vou virar um seguidor e deixar um comentário lá.

Gosto muito das músicas do Milton Nascimento. Elas são sublimes.

Muito obrigado pela tua visita!

Abraços, :-)