quinta-feira, maio 07, 2009

Uma roupa essencial

.
A partir de hoje irei postar sobre algumas curiosidades históricas. Noto que é uma coisa que os alunos gostam muito durante as minhas aulas de História. Irei começar falando sobre a Calça Jeans.
.
Criado para vestir trabalhadores durante o século XIX, o jeans virou instrumento de protesto de jovens durante os anos 50, e por muito tempo sua entrada era proibida em diversos lugares públicos nos Estados Unidos. Aos poucos, contudo, a sociedade foi se acostumando, e, nos anos 70, o jeans já tinha presença garantida em guarda-roupas do mundo todo.

Tudo começou em meados do século XIX, nos Estados Unidos, quando os imigrantes Levi Strauss (da Alemanha) e Jacob Davis (da Letônia) resolveram transformar em roupa a lona que era usada na cobertura de barracas. Segundo o livro Dicionário da Moda, de Marco Sabino, foi assim que nasceram as primeiras calças jeans - que no início foram adotadas pelos mineradores do Oeste americano e eram de cor marrom. Foi de Davis a idéia de colocar rebites de cobres para reforçar as calças que fabricava, usando tecido fornecido pelo comerciante Levi Strauss. Strauss foi quem registrou a invenção da peça que, logo, começou a ser produzida com brim azul, sob a marca Levi's. Em 1890, a Levi's criou seu modelo mais famoso, a calça 501.

O nome "jeans" passou a ser usado na década de 1940, nos Estados Unidos, para designar calças de brim índigo blue, que nesse momento já dava os primeiros passos para virar uniforme da juventude. O termo é uma corruptela do francês Gênes (Gênova), cidade portuária italiana onde os marinheiros usavam calças de sarja grossa proveniente de Nîmes - outro nome que sofreu alteração para dar origem ao termo denim, que virou sinônimo de tecido para fazer calça jeans.

Na década de 1950, o jeans era usado pela juventude rebelde americana, influenciando o mundo todo. A produção estava a cargo das marcas Lee e Wrangler, além da Levi's. No Brasil, a São Paulo Alpargatas foi a pioneira a fabricar as chamadas calças de brim Far-West, uma versão do jeans americano.

.

10 comentários:

Geovani disse...

Olá professor! O texto tá maneiro. Aprendi um pouco mais.
Valeu!!

Cris disse...

Olá Professor, entrei aqui para retribuir a visita e nossa me apaixoeni pelo seu blog, adoro História como deve ter percebido e quero agradecer a visita, o carinho e o incentivo, também adicionei em meus favoritos e agora serei uma seguidora assídua.
Gostaria de oferecer um mimo, é o meu selinho Fazendo a Diferença que fica la no Blog é só salvar e adicionar no seu blog, e também pode repassar para os blogs que o senhor considerar que faz a diferença neste nosso país tão diversificado.
bjos

Dige da Silva disse...

Oi!
Eu também acho de grande valia o uso de "curiosidades" para aprendermos um pouco mais de história, geografia, biologia...Foi uma excelente idéia!

Grande abraço!

Adinalzir disse...

Oi, Da Silva
Eu acho até que a História deveria ser sempre ensinada através das curiosidades e quanto mais próxima do aluno melhor, isto é, de uma forma mais próxima a ele, mais local. Muitas vezes, eu percebo que assim eles se interessam mais. E concordo com você,isso deveria ser feito em todas as disciplinas.

Um abração!

Adinalzir disse...

Oi, Da Silva
Esqueci até de agradecer pela visita.
Bjos,

Adinalzir disse...

Oi, Cris

Adorei o selinho. Achei um verdadeiro mimo. Agradeço pela gentileza e já inclui o seu blog nos meus favoritos. Seus textos são ótimos, bem escolhidos, muito consistentes e inteligentes. Você deve ser uma ótima aluna de História e muito estudiosa. Continue sempre assim. Visite sempre o meu blog e siga o blog da minha escola, deixando lá um recado também. Em breve divulgarei o selinho entre todos os meus amigos blogueiros.

Beijos carinhosos,

Adinalzir Pereira
http://saibahistoria.blogspot.com/
http://malta336.blogspot.com (blog da minha escola)

ESCOLA PONCHO VERDE disse...

Olá,professor!
O texto está dentro do que os alunos estão estudando em Arte,pois é sobre a evolução dos objetos como por ex:bracelete,chapéu,calça jeans,etc.
Depois da pesquisa farão um portfólio.
Valeu!!

Clarissa disse...

Olá, professor. Tudo bem? Sou a Clarissa e trabalho na agência de comunicação do site ComoTudoFunciona. Muito bacana as curiosidades sobre o jeans. Bastante educativo o seu blog. Sempre damos uma volta pela blogosfera, principalmente ligada à educação, para ter ideias para novos assuntos e artigo. Voltarei mais vezes! Um abraço.

Adinalzir disse...

Oi, Clarissa
Agradeço a sua visita. Estive visitando o Como Tudo Funciona e tem tudo a ver com as curiosidades na História. O mesmo é mais uma das idéias excelentes na web. Parabéns pelo belo trabalho!
Abraços,

Adinalzir disse...

Agradeço imensamente aos colegas professores da Poncho Verde, de Panambi, RS, pela visita. Abraços para todos vocês!