quinta-feira, abril 09, 2009

Uma história da Páscoa

.
Como estamos na semana santa não poderia deixar de registrar aqui uma das mais importantes datas para os cristãos em todo o mundo ocidental. Este e outros textos interessantes encontram-se no site www.historiadetudo.com do meu amigo Jean Brolly, a quem agradeço pela gentil autorização da publicação do mesmo.

"Páscoa (do hebraico “pessach”, passagem) é uma das mais importantes datas para os cristãos e para o mundo ocidental. Segundo a Bíblia, Jesus Cristo foi morto na cruz para salvar a humanidade e, após três dias, ressuscitou. A Páscoa cristã é comemorada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera, ou seja, entre 22 de Março e 25 de Abril. Tal data foi estabelecida pela Igreja no primeiro concílio de Nicéia, no ano de 325.

Passagem, o que é isso?
Você deve ter percebido que a palavra “páscoa” vem do hebraico “pessach”, que significa “passagem”. O que isto tem a ver com a Páscoa? Este é, justamente, o sentido da Páscoa para os judeus. Para eles, a data é a celebração da libertação do povo hebraico da escravidão do Egito. Toda a história se encontra no livro de Êxodo, no Velho Testamento. Segundo a Bíblia, Deus abriu uma passagem no Mar Vermelho para o povo hebreu passar e fugir dos egípcios. É aí que está o sentido da palavra “pessach”.

Nas antigas civilizações
Para alguns historiadores, a comemoração é mais antiga do que se imagina. Segundo eles, muitos povos realizavam festividades para marcar o fim do inverno e o início da primavera. No entanto, é claro que o sentido destas comemorações não tinha nada a ver com o da Páscoa cristã ou judaica.

E o coelhinho? E os ovos?
O coelho foi associado à Páscoa pelo fato de o mesmo ser um símbolo da fertilidade, da esperança e da vida. Esta interpretação por trás da figura do coelho é muito antiga. Já o hábito de trocar ovos surgiu na Europa, entre os cristãos primitivos. Os ovos eram presentes que simbolizavam o surgimento de uma nova vida, a ressurreição. Entretanto, estes ovos não eram comestíveis, muito menos de chocolate. Esta deliciosa tradição surgiu mais tarde, na França. No Brasil, as figuras do coelhinho e dos ovos foram trazidas por imigrantes alemães no final do século XVII."

Uma feliz Páscoa para todos!
.

12 comentários:

Anônimo disse...

Professor, é interessante o significado judaico e o significado cristão da páscoa. Bom post. Um abraço

Adinalzir (SaibaHistoria) disse...

Agradeço a sua participação, Prof. Michel. Seja sempre bem vindo.
Um grande abraço e uma feliz Páscoa!

Anônimo disse...

Oi Professor...!!
Obrigada pela visita...
Retribuo os votos de Feliz Páscoa, desejando muita Paz, Alegria e Amor, ao Senhor e a todos os seus.
Que façamos jus à morte e a ressurreição de Jesus...
Um abraço,
Ana Lúcia.
PS: Parabéns pelo novo blog... Muito profissional...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adinalzir (SaibaHistoria) disse...

Valeu, querida amiga Ana Lúcia!
Sua visita e seus comentários são sempre muito valiosos. Volte sempre.
Um abraço,

Anônimo disse...

Um pequeno resumo que contém todas as informações essenciais.

Obrigada por sua visita a meu blog, é sempre bem-vindo! :-)

Feliz Páscoa e muitos chocolates ^^

Adinalzir (SaibaHistoria) disse...

Valeu, Dário Dutra
Agradeço imensamente pelo seu apoio. Conte também com a minha participação no SaibaHistoria. É só conferir o link!
Um grande abraço,
Adinalzir

Adinalzir (SaibaHistoria) disse...

Para a Giovana. Muitos sorrisos, muitos desejos, muita união, muita alegria e muita energia neste domingo de Páscoa. Valeu pelo post. Saudações!
Adinalzir

Rita Quaresma disse...

OI Adinalzir, muito interessante seu artigo sobre a Páscoa. Quero aproveitar para agradecer suas visitas ao meu blog e suas carinhosas palavras a respeito dele. Eu também sempre visito o seu. Boa Páscoa meu amigo!
abraços Rita.

Adinalzir (SaibaHistoria) disse...

Valeu Rita. Boa Páscoa para você também e muitos bombons!
Abraços,

Dige da Silva disse...

Querido Professor,

Agradeço a visita ao meu blog, bem como o comentário que escreveu. Já houve manifestações de amigos em relação ao "post". Eu me tornei leitora assídua do blog do senhor. Parabéns pela qualidade do seu trabalho.

Abraços

Adinalzir Pereira disse...

Oi Da Silva! Muito obrigado pela visita...
Será sempre um prazer acompanhar o seu blog. Continue caprichando.
Um grande abraço!