quinta-feira, janeiro 01, 2009

Marc Ferrez (1843 - 1923)


Fotógrafo brasileiro nascido no Rio de Janeiro, um dos pioneiros da fotografia no Brasil. Abandonou os estudos em Paris (1859) e voltou ao Rio onde trabalhou com o gravador e litógrafo com George Leuzinger. Aprendeu a fotografar com o engenheiro e botânico Franz Keller e fundou sua própria firma, a Marc Ferrez & Cia (1864). Participou de uma expedição científica da Comissão Geológica do Império do Brasil, quando fotografou pela primeira vez, em plena selva, os índios botocudos (1875). Participou de várias exposições internacionais e teve algumas obras premiadas.

Foi professor de fotografia da princesa Isabel e, por seu trabalho artístico, recebeu do imperador D. Pedro II o grau de Cavaleiro da Ordem da Rosa (1885). Entusiasta também do cinema, inaugurou o cine Pathé, na avenida Central (1907). Morreu na sua cidade natal e deixou um acervo de centenas de chapas fotográficas. Sua obra constituiu um acervo fotográfico que se destacou pelo registro da natureza do país e registro da transformação radical da paisagem urbana do Rio de Janeiro no início do século XX. Um álbum de fotografias (1906-1907) sobre a arquitetura da avenida Central, hoje Avenida Rio Branco, é tida como sua obra mais conhecida.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br/biografias/MarcFerz.html
.
COMENTÁRIO: Ele foi grandioso e suas belas fotografias nos fazem sonhar com um Rio de Janeiro maravilhoso que não volta nunca mais. Marc Ferrez não deve nunca ser esquecido. Infelizmente a maioria das pessoas não sabe quem foi esse grande fotógrafo. Quer conhecer mais alguns detalhes dos seus trabalhos? Clique aqui.
.

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Encontrei seu blog através do blog da Luciana Arruda, a qual indicou o escrito sobre a cultura indiana. Achei seu blog muito bom! E sempre digo que as pessoas em geral, do mundo todo, deveriam ter maior conhecimento sobre sua História como um todo, desde dos povos mais antigos até os dias atuais, abordando inclusive a história oriental, que não é ensinada nas escolas.
Vou dar uma passada por aqui mais vezes!
Abraço!

Anônimo disse...

Ops... Uma correção! Fiz confusão. Não foi o blog da Luciana Arrunda, foi "Ventre em Ebulição"!
Desculpe! rs

Anônimo disse...

Olá, Giovana. Valeu pelos comentários! Adorei a sua visita ao SaibaHistoria.

Também fiz uma visita ao seu blog e achei excelente. Seus escritos demonstram perfeitamente a pessoa sensível que você deve ser. Meus parabéns! Irei colocá-lo nos meus favoritos. Um grande abraço e um ótimo 2009!

Adinalzir Pereira
http://saibahistoria.blogspot.com

Anônimo disse...

Obrigada, Adinalzir!
Com um pouco mais de tempo, vou olhar com mais calma seu blog, inclusive as postagens mais antigas. Quero saber um pouco mais de História em geral.
Aliás, você conhece o livro "A História e suas Epidemias"? Muito bom.

Abraço!

esteblogminharua disse...

Oi, Adinalzir. Obrigado por mais uma
visita e desejo que 2009 seja um ano de muitas postagens e todas com muitos comentarios. Vou colocar seu blofg nos favoritos, com certeza. Receba meu abraço amazônico
Franz

Anônimo disse...

Cara Giovana
Espero que você visite bastante o meu blog em 2009. Eu farei o mesmo com o seu.
Quanto ao livro "A História e suas epidemias" ainda não li. Mas em 2007, assisti a uma entrevista do autor no programa do Jô Soares e na época deu para perceber que era um trabalho excelente. Aproveito e envio um link com comentários sobre o livro:
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/3008
Saudações cariocas com muita chuva e areia da praia!
Adinalzir Pereira
http://saibahistoria.blogspot.com

LucianaArruda disse...

Oi Professor! Obrigada pela visita, que interessante essa rede de contatos que a net propicia,não é?! Gostei do seu blog, você adivinhou que eu gostaria! Adoro ler, aprender e pesquisar, sobre tudo. Aliás, quando estive no Rio há alguns anos, fiquei encantada com a paisagem e imaginei o que as árvores que cerceiam o morro da Urca não devem saber, mais antigas que todos nós... vou voltar aqui mais vezes. Parabéns por compartilhar e pela vivacidade em trocar experiências. Abraço!

Verônica Carvalho disse...

Oi Prof Adinalzir!!!

Estou passando para deixar um selinho pra vc como reconhecimento do trabalho que tens desenvolvido com o teu blog.
Vá até o Idéias em Blog e pegue seu prêmio.

Bjoka
Verônica
http://ideiasemblog.blogspot.com