28.12.08

Meus parabéns a Biblioteca Nacional

.
Assistam ao vídeo abaixo

Não poderia deixar de colocar aqui também este artigo interessante de autoria de José Augusto Júnior do site Canção Nova Notícias e que muito contribui para a importância desse ícone cultural que todos nós brasileiros deveriamos conhecer. Leiam o texto na íntegra.

"Acervo digital da Biblioteca Nacional é um dos maiores do mundo"

A imponente arquitetura da fachada é apenas um aperitivo do que se apresenta internamente. Com o maior acervo bibliográfico do Brasil, a Biblioteca Nacional é, de fato, monumental. São cerca de dez milhões de itens entre livros, manuscritos, fotografias e documentos, conservados de forma bem cuidadosa.

Após cada consulta, tudo é revisado e limpo antes de voltar para as prateleiras. A preservação deste verdadeiro museu, aliado ao processo de modernização, criou um processo de digitalização de cada item existente da biblioteca o que melhorou o acesso e gerou um número maior de consultas.

No site da Biblioteca Nacional é possível folhear publicações históricas como o cardápio do último baile do Brasil Império, partituras de músicas clássicas, pinturas de artistas consagrados, verdadeiras obras de arte. Todas acessíveis aos usuários.

Com relação a digitalização a Biblioteca Nacional está entre as oito maiores do mundo. A tecnologia deve proporcionar um crescimento ainda maior no acesso virtual e transformar os livros, cada vez mais, em peças de arte.

Pela internet ou pela moda antiga, bom mesmo é praticar a leitura.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br