31.10.08

Para entender a crise econômica

.
Segundo os economistas, os mercados estão se tornando globais. Podemos imaginar que todas as bolsas de valores do mundo são uma só e que os investimentos são feitos ao mesmo tempo em cinco continentes, através da rede mundial de computadores, sem que os investidores tenham uma idéia exata do volume de recursos envolvidos. Estima-se que sejam alguns trilhões de dólares.
.
Foi dessa forma que vários bancos quebraram nos Estados Unidos, provocando uma crise financeira sem precedentes, semelhante ao que ocorreu em 1929, quando a Bolsa de Valores de Nova York quebrou e levou para o fundo do poço a economia mundial.
.
Há um ponto importante que a diferencia da crise de 1929: a velocidade das comunicações e a globalização dos mercados.
.
E se tudo que tem sido feito até aqui para resolvê-la, não der certo? Será que iremos precisar de um novo New Deal?
.
Para entender melhor a mecânica dessa crise sem ser economista. Leia aqui um excelente texto do jornalista André Luís Mansur.
.

Um comentário:

Franz Kreuther Pereira disse...

OI, Adinalzir. Já disse noutro comentário aqui mesmo, que tb. gosto de história. Tá no sangue: meu pai, Waldick Pereira era historiador, arqueólogo, professor etc em Nova Iguaçu (lá há um CAIC em seu nome). Assim, gosto muito do conteúdo de seu blog, e volta e meia venho visitar.
Parabéns, amigo.
Ah! obrigado pela visita.
Abraços amazônicos, Franz

BlogBlogs.Com.Br