28.7.06

Para você pensar

Havia um menino que tinha um temperamento difícil. E quando questionado a cerca de suas palavras não medidas, ou de suas atitudes explosivas, afirmava ser ele assim mesmo e que não mudava.

Seu pai, um homem sábio, deu-lhe um saco cheio de pregos e disse-lhe que cada vez que perdesse a “paciência” ou fizesse uma observação inconveniente com uma pessoa, pregasse um prego na cerca dos fundos de sua casa.

No primeiro dia o menino pregou mais de trinta pregos na cerca. Com isso, o sábio pai lhe disse: Cada vez que você conseguir conter o seu temperamento, vá e retire um prego.

Os dias foram passando e finalmente o menino pode contar a seu pai que não tinha mais pregos na cerca.

O pai então pegou o filho pela mão, levou-o até a cerca, e disse-lhe: “Você fez bem meu filho, mas veja os buracos na cerca. A cerca nunca mais será a mesma. Quando você fere com palavras ou ação a alguém, ficam as cicatrizes. Não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará lá. Tenha muito cuidado para não ferir as pessoas que estão ao seu lado. Procure controlar o seu temperamento, para pregar pregos nas tábuas do coração de alguém que lhe queira bem”.

Em nossos dias, temos inúmeras oportunidades para agir e falar. E sempre precisaremos de sabedoria para proceder corretamente de modo que estejamos sempre edificando ao nosso redor o amor (compreensão universal) que é o dom maior da convivência. Pois é em palavras que demonstraremos sempre quem somos, como estamos e como seremos.

Texto retirado da Revista Natural, agosto, 2005

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br